Museu promove exposição sobre Arthur Bispo do Rosario
22 de setembro de 2022
Na Primavera, Sergipe terá chuvas dentro da média
22 de setembro de 2022
Exibir tudo

Rogério critica Alessandro por se autodeclarar pardo

Alessandro Vieira se autodeclara pardo e é criticado por adversário

Por Destaquenotícias

O candidato a governador Rogério Carvalho (PT) criticou, nesta quinta-feira (22), seu adversário Alessandro Vieira por este ter se autodeclarado da cor parda ao Tribunal Superior Eleitoral. Para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população negra no Brasil é formada por todos os que se autodeclaram pretos e pardos. Também feita pelo postulante ao governo da Bahia, ACM Neto (UB), essa autodeclaração de que é da etnia parda provocou a sua queda nas últimas pesquisas, pois quase 80% da população baiana se autodeclara negra.

Na cédula de identidade, Alessandro é identificado como pardo (Clique na imagem para ampliar)

Em postagem feita no Twitter, Rogério Carvalho pergunta se “na sua opinião, Alessandro é pardo? Por que o candidato se declara pardo? Qual o motivo? A sociedade sergipana quer entender”, fustiga. Justiça seja feita, não é de hoje que o candidato tucano se autodeclara “pardo”. Em 2018, ao registrar a candidatura ao Senado, Vieira também informou ao Tribunal Superior Eleitoral ser da etnia parda. À época, essa informação nem chegou a ser discutida pelos adversários do candidato, que se elegeu em primeiro lugar com 474.449 votos.

Orgulho de ser pardo

Em resposta à crítica do adversário, Alessandro Vieira disse que “o desespero do candidato Rogério é cada vez maior, pois os sergipanos já sabem que ele traiu Lula e o PT votando no Orçamento Secreto do Centrão. Como a mentira é a sua prática habitual, agora tenta criar polêmica da autodeclaração do delegado Alessandro como homem pardo”, frisa.

Segundo o senador e candidato a governador, “assim como a maioria da população eu sempre me identifiquei como pardo e tenho muito orgulho de ser fruto dessa mistura de povos que formou nosso País. Minha avó materna falava sempre com muito carinho dos ascendentes Guaranis. Mas não é só uma questão de autodeclaração, as autoridades públicas sempre me reconheceram como pardo, como mostra a ficha da minha primeira carteira de identidade. Mentira tem perna curta e o candidato Rogério segue passando vergonha”, concluiu.

ACM Neto culpa o IBGE

Segundo o portal de notícias UOL, a polêmica em torno do candidato ACM Neto alcançou seu ápice quando, em entrevista ao jornal da TV Bahia, afiliada da Rede Globo, ele foi questionado sobre sua autodeclaração como pardo. O candidato, que estava muito bronzeado, perguntou ao repórter quem o considerava socialmente branco, ao que o repórter respondeu: “Toda a sociedade”. “Eu me considero pardo. Você pode me colocar ao lado de uma pessoa branca, há uma diferença bem grande. Negro não, jamais diria isso.”. Ao ser explicado que pardos compõem a população negra segundo o IBGE, o candidato retrucou: “Então o erro é do IBGE, não é meu. Simplesmente isso”, reagiu.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *