Já pensou em degustar um delicioso bolinho de caranguejo, servido com uma geleia de caju? Este foi o prato apresentado no Workshop ‘Gastronomia Descomplicada: Caranguejo e Caju’, realizado pelo Restaurante Escola Senac Bistrô. O foco foi promover conhecimentos no preparo de caranguejo e caju, além de ensinar sobre as boas práticas para conservação de alimentos, conceitos de turismo e gastronomia e receitas descomplicadas.
O curso foi ministrado pelos integrantes do Núcleo de Gastronomia do Senac/SE, professor Jeferson Carvalho, e a nutricionista Suellen Dalbosco. “A proposta é mostrar que é possível, desenvolver e mostrar um prato criativo, usando produtos da nossa cultura, da nossa região, a exemplo da combinação do caranguejo com uma geleia de caju”, afirmou Jeferson.
“Neste workshop, a ideia é estimular os participantes a usarem a criatividade dentro da cozinha e elaborar pratos descomplicados, porque cozinha é isso, é usar criatividade e sempre dar um toque especial. Neste workshop queremos mostrar técnicas de como preparar um caranguejo de forma diferente, com um pouco de criatividade”, disse Suellen Dalbosco.
Gastronomia regionalizada
Reforçando que os eixos de turismo e hotelaria trabalham diretamente ligados à gastronomia, o técnico em turismo, Paulo César, falou da importância da gastronomia regionalizada. “O Senac tem desempenhado um papel importante na aproximação de todos esses setores. O turismo está muito ligado à gastronomia, pois quem viaja quer comer bem”, destacou Paulo César.
Para o gerente da Divisão de Educação Profissional, Adalberto Trindade de Souto, a proposta é ajudar a construir um universo gastronômico sergipano. “Assim como em outros estados, estamos colaborando para que Sergipe tenha uma identidade gastronômica. Esse encontro é também uma oportunidade de apresentar esse novo espaço do Restaurante Escola Senac Bistrô”, finalizou.
Fonte e foto: Ascom Senac/SE