O prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira (PDT) se reuniu, em Brasília, com o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB). Articulado pela Frente Nacional de Prefeitos, que congrega todas as capitais e cidades com mais de 80 mil habitantes e é presidida pelo gestor aracajuano, o encontro teve como objetivo entregar uma Carta contendo as principais demandas dos municípios brasileiros, especialmente em áreas consideradas prioritárias, como saúde, educação e mobilidade urbana. Além de Edvaldo, também integraram a comitiva dirigentes da FNP e prefeitos.
“Foi uma reunião extremamente importante e positiva, pois conseguimos aprofundar o diálogo sobre temas que são considerados urgentes para o desenvolvimento dos municípios. Entregamos ao vice-presidente eleito a Carta elaborada a partir das discussões da Frente acerca de temas considerados fundamentais para o desenvolvimento dos municípios e que precisam ser colocados em pauta o quanto antes”, destacou Edvaldo, após a reunião ocorrida nesta quarta-feira (23), no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).
O presidente da FNP ressaltou também a necessidade da criação de uma instância federativa, com a participação de todos os entes, e que a Frente Nacional “confia que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fortaleça este entendimento”. “Achamos que é muito importante a retomada do Pacto Federativo porque há uma inversão no federalismo brasileiro, onde os municípios que têm uma carga grande de prestação de serviços à população, fica com a menor parte do bolo tributário”, frisou Edvaldo. Segundo ele, um encontro dos prefeitos com o presidente Lula deverá ser marcado posteriormente.
Fonte e foto: Secom/PMA