Mega-Sena acumula e próximo prêmio chega a R$ 65 milhões
27 de novembro de 2022
Sergipe tem 186 obras federais paralisadas
27 de novembro de 2022
Exibir tudo

Dinheiro ‘extra’ do 13º deve ser usado para quitar dívidas

As altas taxas de juros são responsáveis pela redução da busca de crédito

O fim do ano está chegando e começa o período de muita movimentação no comércio. São muitas as ofertas atrativas, que visam abocanhar os recursos “extras” obtidos pelos trabalhadores com o 13º salário. No entanto, a educadora financeira Carol Stange alerta que o ideal é evitar gastos desnecessários e usar esses valores para quitar as dívidas.

Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontam que, em setembro passado o percentual de famílias inadimplentes no país atingiu a marca de 30%, o índice mais alto da série histórica iniciada em 2010. Já a parcela de famílias endividadas, ou seja, com qualquer dívida em atraso, também bateu recorde no país em setembro, chegando a 79,3%.

Dessa forma, Carol diz que a primeira parcela do 13º salário, que deve ser recebida pelos trabalhadores até o próximo dia 30, já deve ser usada nessa quitação de débitos. Dessa forma, é possível equilibrar a vida financeira para começar o ano de 2023 no azul. “Com um cenário de inflação, mudança de governo e possível recessão de alguns países, é preciso cautela nos gastos nos próximos meses”, alerta a especialista.

Organize as contas

A especialista diz que o fim do ano é um período marcado por feirões “Limpa Nome”, que são organizados pelas instituições bancárias e financeiras para quitação de dívidas. Esses eventos costumam ser excelentes oportunidades para quem carregou pesados boletos, carnês e faturas durante os últimos meses e gostaria de entrar no próximo ano livre, sem estar devendo no mercado. Se a sua dúvida estiver entre “quitar as dívidas ou começar a investir”, preste atenção nos juros cobrados das dívidas versus os juros a serem recebidos nos investimentos.

Fonte: Metro Jornal

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *