O deputado federal João Daniel (PT) informou que tem compromisso e trabalha efetivamente para que o Canal de Xingó deixe de ser um sonho e passe a ser realidade, transformando a vida do povo do Sertão de Sergipe. Segundo o petista, no âmbito da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia (CINDRA), comissão a qual João Daniel preside, o deputado apresentou emenda de R$ 300 mil para auxiliar na construção da 1ª Etapa (Fase I) do Canal.
De acodo com Daniel, essa emenda está prevista na Lei Orçamentária Anual de 2023 e deverá garantir a elaboração e a implementação de planos e programas ambientais, do cumprimento de compensação e condicionantes ambientais, aquisição de terras e implantação da infraestrutura básica de uso comum. O projeto prevê a implantação de obras civis, bem como o fornecimento e montagem de equipamentos para captação, adução e distribuição de água para irrigação, piscicultura e bovinocultura, adequação da rede viária e da rede de drenagem, eletrificação, automação, supervisão e gerenciamento de obras e demais obras necessárias.
“O Canal de Xingó é um sonho antigo, e acreditamos que com o governo federal sob o comando do presidente Lula essa importante obra será um das prioridades para levar água e qualidade de vida para o povo sergipano”, afima João Daniel. Ele também afirmou que nunca deixará de ter a atuação firme, no acompanhamento e na proposição de medidas que possam viabilizar a construção do Canal Xingó. Esse compromisso é inalterável e continuará sendo uma das principais bandeiras deste mandato.
Ainda no mês de junho de 2022 o deputado federal João Daniel na qualidade presidente da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia (CINDRA), João Daniel (PT-SE), se reuniu com o ministro do Desenvolvimento Regional e colocou à disposição mais R$ 3,5 milhões em emendas do seu mandato popular para produzir uma parceria nos perímetros entre elas para apoiar o projeto de implantação do Canal Xingó.
Fonte: Ascom do deputado