A Chesf informou que será praticada alteração das vazões na Usina de Xingó, localizada em Canindé do São Francisco, na divisa entre Sergipe e Alagoas. A medida será adorada diante da necessidade apresentada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), de aumento da geração para suprir o Sistema Interligado Nacional (SIN), em função do processo de otimização energética nas diversas regiões do país.
A defluência média diária em metros cúbicos por segundo (m³/s) ocorrerá da seguinte forma: Nos dias úteis a vazão será de 2,4 mil m³/s e nos finais desemana de 1,9 mil m³/s. A Chesf ressalta que a operação é permanentemente avaliada, podendo haver alterações nestes valores em função, tanto da necessidade de controle de níveis dos reservatórios, quanto do processo de otimização energética envolvendo as diversas regiões do País, coordenado pelo ONS.
É fundamental ainda, de acordo com a Companhia, chamar a atenção para a importância da não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio, haja vista que em condições emergenciais, a exemplo da necessidade de maximização de geração para atendimento ao Sistema Interligado Nacional – SIN, a usina de Xingótem capacidade de turbinar 3.000 m³/s. Todas as alterações de vazão, em ocorrendo, serão comunicadas através de mensagem SMS.