A covid-19 está matando duas pessoas a cada 24 horas em Sergipe. Esse número de mortes se repete há quatro dias, sem falar no crescimento de infecções pela doença. Na última sexta-feira (2), foram detectados pela Secretaria Estadual da Saúde 995 casos novos, número que caiu para 595 no domingo (4) e chegou a 297 nessa segunda-feira (5). Os hospitais também está recebendo cada vez mais doentes. De acordo com o último boletim epidemiológico, nas unidades de saúde de Sergipe 44 pessoas estão internadas na rede pública e 54 pessoas na rede particular. Destas, 31 estão em Unidades de Terapia Intensiva.
Na tentativa de conter o avanço da doença em Sergipe a Secretaria da Saúde orienta que o isolamento domiciliar de casos leves e moderados de Covid-19 deverá ser feito por 7 dias, desde que não apresente sintomas respiratórios e febre, há pelo menos 24 horas e sem o uso de antitérmicos. Neste caso, não há necessidade de realizar novo teste biologia molecular ou teste rápido antigênico. Entretanto, deve ser mantido o uso de máscaras até o 10º dia completo do início dos sintomas. Aqueles que realizarem testagem (RT-PCR ou teste rápido de antígeno) para Covid-19 com resultado negativo no 5º dia, poderão sair do isolamento, antes do prazo de 7 dias, desde que não apresente sintomas respiratórios e febre, há pelo menos 24 horas, e sem o uso de antitérmicos.
Uso de máscara
Por sua vez, a Secretaria da Saúde de Aracaju tem orientados o uso de máscara facial por pessoas que têm comorbidades, idosos, gestantes e pessoas imunossuprimidas, que estejam em locais com aglomeração. De acordo com a Pasta municipal, nas últimas semanas o crescimento de casos na capital sergipana foi superior a 200%. De acordo com a secretára Waneska Barbosa, uma nova onda de covid-19 não é descartada. “Essa tendência já vem sendo visto em outros estados e Aracaju também vem apresentando. Por isso, voltamos a reforçar as orientações. O uso de máscara é extremamente importante”, frisa a gestora.