Estudo da consultoria Urban Systems publicado pela Revista Exame revela que Aracaju é a 2ª melhor capital nordestina (a 1ª é Natal) para fazer negócios em 2022. Em nível nacional, Aracaju aparece na 45ª posição geral, dentre os 326 municípios brasileiros com população superior a 100 mil habitantes, o equivalente a um contingente populacional de 121,9 milhões de pessoas, nas cinco regiões do país.
Nesta nona edição do ranking, foram avaliados mais de 60 indicadores nos seguintes setores econômicos: Mercado Imobiliário, Comércio, Serviços, Educação, Agropecuária e Indústria. De acordo com o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Jorge Fraga, o resultado é significativo para a gestão do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), sobretudo quando considerado que a capital sergipana não tem a agropecuária e a indústria como atividades de referência em sua economia.
“O recorte da Educação foi originado, junto aos demais grandes setores da economia, porque deve ser considerado, além de um serviço básico, que visa o aprendizado e o desenvolvimento cognitivo e intelectual dos habitantes da cidade, como uma oportunidade de negócio, considerando os desenvolvimentos econômicos e as vocações de cada município”, explica a Urban System. Outro eixo em que Aracaju obteve boa colocação foi o do comércio. Nesse segmento, o município subiu seis posições no ranking, saindo da 78ª posição, em 2021, para a 72ª, no levantamento de 2022.
Foto: Secom/PMA