Ao subir a rampa pela terceira vez para receber a faixa presidencial e discursar no parlatório do Palácio do Planalto, às 16h20 deste domingo (1º), Lula (PT) vai retomar a missão cumprida há 13 anos atrás, quando tirou o Brasil do mapa da fome ao encerrar seu segundo mandato com 82% de aprovação, e voltar à Presidência da República com a missão de unir e reconstruir o país, que foi dizimado desde o golpe de 2016, em especial nos últimos quatro anos, com a ascensão do governo de ultradireita fascista de Jair Bolsonaro (PL).
Esse será o principal foco de seu discurso. Lula vai falar principalmente aos brasileiros mais pobres, sobre as medidas que tomará logo nos primeiros dias de governo, quando pretende montar uma nova base de proteção social e revogar medidas de Bolsonaro que influenciaram na violência – principalmente os decretos para armamento da população – e no desmatamento da Amazônia, outro dos temas prioritários de seu terceiro mandato.
A festa em Brasília começa nas primeiras horas da manhã, mas o rito da posse terá início oficialmente às 14h30, quando Lula e seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), vão desfilar de carro aberto pela Esplanada dos Ministério, em um trajeto de 1,4 km, até o Congresso Nacional.
Sessão Solene
Dez minutos depois, acompanhados das esposas Janja e Lu Alckmin, Lula e Alckmin vão participar da sessão solene para receber os diplomas de presidente e vice-presidente.
No Congresso, Lula fará seu primeiro discurso, direcionado principalmente aos parlamentares e autoridades.
Lula deve estrear o terceiro volume do Livro Histórico de Posse Presidencial, que efetiva a posse, e começou a ser escrito em 1891 pelo Marechal Deodoro da Fonseca.
A cerimônia deve durar cerca de 50 minutos e será transmitida ao vivo pela TV Fórum no Youtube.
Às 16h05, Lula e Alckmin vão receber as honras militares e acompanhar a execução do hino nacional na saída do Congresso.
Quinze minutos depois, os dois sobem a rampa do Palácio do Planalto, onde Lula receberá a faixa presidencial e fará seu segundo discurso, no parlatório, desta vez dirigido ao povo brasileiro.
Em seguida, já como Presidente da República, Lula dará posse aos ministros de seu governo e pode assinar os primeiros atos de seu terceiro mandato.
Na agenda oficial, às 18h, o presidente vai participar de um jantar com autoridades no Itamaraty. No entanto, Lula deve passar pelos palcos do Festival do Futuro, na Esplanada dos Ministérios, para saudar o povo presente na posse.
Festival do Futuro
Paralelo à agenda oficial, o Festival do Futuro começa logo cedo, às 10h, com um cortejo de manifestações populares, relembrando a invasão do povo na primeira posse de Lula em 2002.
Veja a programação do festival.
10h: Cortejo de manifestações populares
11h: Show “Brasília de todos os ritmos”
12h30: Kleber Lucas Convida: Clóvis Pinho, Leonardo Gonçalves, Mn Mc e Sarah Renata
Intervalo para o desfile presidencial
15h50: Juliano Maderada e Banda
Intervalo para as solenidades
18h30: “Futuro Ancestral”, com Drik Barbosa, Marissol Mwab, Ellen Oléria, Fioti, Gog, Rael, Rappin Hood e Salgadinho
19h40: “Outra Vez Cantar”, com Alessandra Leão, Chico César e Geraldo Azevedo, Fernanda Takai, Francisco El Hombre e Luê, Flor Gil, Johnny Hooker, Lirinha, Marcelo Jeneci, Odair José, Otto, Paulo Miklos, Tulipa Ruiz e Thalma De Freitas
20h55: “Amanhã Vai Ser Outro Dia”, com Aline Calixto, Fernanda Abreu, Jards Macalé, Maria Rita, Martinho Da Vila, Paula Lima, Leoni, Renegado, Rogeria Holtz, Teresa Cristina, Romero Ferro, Zélia Duncan e Delacruz
22h50: BaianaSystem convida Margareth Menezes
0h10: Gaby Amarantos convida Aíla, Kâe Guajajara e Jaloo
1h10: Duda Beat convida Almerio, Doralyce, Luedji Luna e Zé Ibarra
2h10: Pabllo Vittar convida Lukinhas e Urias
3h10: Valesca Popozuda convida Mc Marks e Mc Rahell
Fonte: Portal 247 Brasil