O peixe-boi-marinho “Tinga” foi visto, nesta terça-feira (3), nadando tranquilamente na praia de Atalaia Nova, na Barra dos Coqueiros, município da Grande Aracaju. Biólogos informaram que o animal é monitorado pela Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA).
De acordo com o biólogo Rodolfo Alves, o peixe-boi-marinho localizado em águas sergipanas está passando por um processo de migração, tendo parando na Atalaia Nova para descansar. Alves, que coordena a FMA, alerta as pessoas para não tocarem no animal ou alimentá-lo. Ele aconselha que adirem o peixe-boi de longe”, afirma.
Peixe-boi ferido
No último dia 10, o peixe-boi-marinho batizado de “Tupã”, que vem frequentando há quase dois anos o litoral sul de Sergipe e norte da Bahia, foi encontrado a Prainha, em Indiaroba (SE) com graves ferimentos na nadadeira caudal característicos de atropelamento ocasionado por embarcação motorizada. Um dos ferimentos tinha 3,5 cm de profundidade. A equipe do Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho realizou os atendimentos e iniciou o tratamento das feridas. “Tupã” estava ao lado do peixe-boi-marinho “Astro”, que infelizmente já conhece bem esse problema na região, pois já foi atropelado mais de 20 vezes.
A primeira vez que “Tupã” foi visto com “Astro” foi no carnaval de 2021. Desde então, de tempos em tempos, o viajante “Tupã” sempre retorna ao local para visitar o “amigo”. Infelizmente, desta vez, devido ao problema crônico de tráfego intenso e desordenado de embarcações no litoral sul de Sergipe e norte da Bahia, que se torna ainda mais complicado durante as férias de verão, o animal, que viaja pelo litoral do Nordeste, acabou sendo ferido.
Fotos: FMA