A PetroReconcavo assinou um contrato para o fornecimento de gás natural à Sergas (Sergipe Gás S/A), por um prazo de 10 anos. Segundo a empresa, o acordo prevê diferentes modalidades de fornecimento. Na categoria “firme”, a PetroReconcavo deve entregar 50.000 m³/dia de gás natural no segundo semestre de 2023 e 100.000 m³/dia de gás natural de 2024 a 2032.
Já nas modalidades “interruptível” e “flexível”, a companhia se comprometeu a repassar mais do que o acordado, desde que haja demanda da Sergas e disponibilidade da petrolífera. O valor do contrato será definido pela soma do repasse do custo de transporte com a parcela de molécula. Esta última será o montante de 13,6% da cotação do petróleo tipo Brent para 2023 e 2024, e 12,6% da cotação entre 2025 e 2032.
O piso e o teto do pagamento não foram divulgados, mas serão ajustados de acordo com o CPI (Índice de Preços ao Consumidor), um dos principais indicadores da inflação americana. “O início do suprimento está condicionado à assinatura entre a Sergas e a TAG de contrato de transporte do gás natural, correspondentes às saídas dos pontos de entregas determinados pela compradora – contrato este que está em fase de negociação”, informou a empresa.
Por Gabriel Bosa, da Agência Trademap (Foto: Agência Brasil)