A ex-secretária da Agricultura de Sergipe, Rosilene Rodrigues, poderá ser a nova presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Esta informação é do jornal Valor Econômico. Advogada e assistente social, ela tem como padrinho o deputado federal João Daniel (PT), o mesmo que a indicou, em 2018, para ocupar a pasta estadual, em substituição a Esmeraldo Leal. Vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, o Incra está sendo disputado por alas do PT de diferentes regiões do país. A decisão dependerá do aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A professora Maria Rosilene Bezerra Rodrigues, ou Rose Rodrigues, como ela prefere ser chamada, tem experiência com gestão. Já foi secretária da Agricultura no município de Estância, participou da equipe do Orçamento Participativo no primeiro mandato do saudoso ex-prefeito de Aracaju, Marcelo Déda (PT) e foi professora substituta do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe. Rosilene também possui uma história de militância.
Em 2005, Rose Rodrigues ingressou na luta dos movimentos sociais, pela Cáritas Diocesana de Propriá, envolvendo-se na defesa da reforma agrária e dos quilombolas. Nessa discussão, ela abraça a causa da segurança alimentar e nutricional, tendo naquele mesmo ano, assumido a coordenação do primeiro Programa Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, em área de projeto de assentamentos, acampamentos pelo acesso à terra, quilombola e território indígena sergipano.
Por Destaquenotícias
9 Comments
Essa nos representa. Rose Rodrigues, além de competência técnica, experiência e respaldo das organizações sociais, tem sensibilidade e compromisso com a política de inclusão social e econômica do Governo Lula e com aqueles que representam a agricultura familiar geradora de renda com aumento da produção de alimentos, bem como com a incorporação de tecnologia no campo.
Tenho certeza de que a parceria INCRA, MDA e CONAB, farão a diferença.
Rose no comando. Parabéns.
Rose é muito profissional, conhecedora das questões agrárias. Uma mulher incansável e muito competente, na Secretaria de Agricultura do Estado recolocou o projeto Dom Távora nas bases e na ordem do dia, sem dúvidas fará um excelente trabalho.
Agora em setembro completarei 19 anos de INCRA, possa afirmar que Rose Rodrigues reuni as condições objetivas e subjetivas para o desafio vindouro.
A condição de Assistente Social contribui para compreensão das necessidades e importância das políticas públicas para o desenvolvimento de um povo, advogada que é, sempre pautou suas ações com base no respeito à constituição e a democracia, palavra tão ameaçada nos últimos tempos, na prática, desde adolescente, com as lutas sociais do movimento estudantil, as lutas dos Quilombos e Camponesa, acumulou resolução de conflitos, tomada de decisão coletiva, características próprias de um boa gestora pública. A primeira e única Secretária de Agricultura do Estado de Sergipe, aprendeu que mesmo com as dificuldades imposta é possível aplicar as políticas públicas em favor da transformação concreta da sociedade, de forma harmoniosa.
Por fim, como Mulher em sociedade machista sabe o quanto é difícil assumir posto de comando, se chegou até aqui é porque, Rose, provou e comprovou que para ela não existe barreira quando a matéria é Lutar por um país sem fome, com justiça, com amor…
Parabéns, Rose Rodrigues!
Com certeza Rose Rodriguês é a mais capacitada para o incra
Tem um bom diálogo e respeita os movinentoa. Asé Rose
Rose fará um ótimo trabalho, assim como fez quando foi Secretária de Estado da Agricultura.
Teremos uma política agrária voltada para o povo.
Muito sucesso Rose
Rose fez um ótimo trabalho na Secretaria de Agricultura e com certeza fará um ótimo trabalho no Incra! Levará o nome do nosso estado para o cenário nacional e fortalecerá a reforma agrária e o campesinato brasileiro
Rose, competência e experiência não lhes faltará. Atuou como Secretária de Estado da Agricultura e também do Município de Estância em Sergipe. Inovou o processo da política agrária com a abertura de diálogo beneficiando os pequenos agricultores e favorecendo o reconhecimento do valor social da terra.
Parabéns.
Rose Rodrigues é um excelente nome, reúne a capacidade e conhecimento com a força da mulher nordestina que conhece e sabe oque estará fazendo em órgão de tamanha importância que é o INCRA!!!!
O nome de Rose chama atenção pelo seu constante entusiasmo e trabalho com a questão agrária. Além de advogada tem um vinculo de trabalho com campo de longo prazo. Foi muito atuante como Secretária de Agricultura no município de Estância, o que abriu espaço para tornar-se a primeira mulher Secretaria de Agricultura do Estado de Sergipe. Tem coordenado o mandato que tem forte atuação no campo e conhece os desafios da produção camponêsa e da Reforma Agrária.