Três mortos, sete presos e apreensão de maconha e armas de fogo. Este foi o saldo de uma operação desencadeada, nesta terça-feira (31), pelas Polícias Civil e Militar na zona norte de Aracaju visando combater o tráfico de drogas e desarticular quadrilhas de traficantes. Segundo a Secretaria da Segurança Pública, três suspeitos teriam reagido à voz de prisão, entrando em confronto com os policiais e morrendo após terem sido alvejado.
Ao menos, 100 policiais em com 40 viaturas iniciaram a operação ainda na madrugada desta terça-feira nos bairros São Carlos, Jardim Centenário, Bugio e Olaria. As investigações, do Departamento de Narcóticos da Polícia Civil (Denarc) tiveram início no final de 2022, a partir de uma sequência de homicídios na região com ligações com o tráfico de drogas. Foi possível identificar duas organizações criminosas atuantes, as quais entraram em disputa territorial por pontos de vendas de drogas, gerando conflito e medo na população. O conflito entre os grupos rivais era bastante violento e com execuções que aumentaram nos últimos meses.
O trabalho integrado contou com a atuação de várias unidades especializadas da Polícia Civil, a exemplo do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Coordenadoria da Polícia Civil do Interior (Copci) e Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core); e da Polícia Militar, como o Grupamento Tático de Motos (Getam), Batalhão de Choque (BPChq) e o Batalhão de Radiopatrulha (BPRp), unidades ligadas ao Comando de Policiamento Militar Especializado (CPME). A Guarda Municipal de Aracaju também participou da operação com equipes do Grupo Tático Operacional (GTO) e o Grupamento de Operações com Cães (GOC).
Fonte e foto: Ascom/SSP-SE