Uma seqüência de mais de oito poços de água doce está localizada no município de Itabaiana. Para os aventureiros, vale rapel, escalada entre os paredões rochosos por onde a segue a correnteza. Ou para os amantes da natureza, nada como um belo banho nas suas águas.
Para quem tem maior preparo físico e disposição, sempre uma boa pedida é subir os poções da Ribeira de um a um. Um desafio que requer uma certa programação, conhecimento da intensidade das águas do Rio das Pedras, onde acampar e qual a melhor época do ano.
Os moradores locais sempre recomendam os banhos no verão, quando a água fica um pouco mais quente. E acrescentam que para fazer uma visita, vale dias mais calmos – ou seja, fuja dos domingos.
Como chegar
Segue de Aracaju pela BR-101 e pega o viaduto via BR-232, sentido Itabaiana. Passando do Parque dos Falcões deve-se ficar atento à entrada, que fica à esquerda do povoado Ribeira. A estrada é de piçarra e segue até a pracinha, única parte com paralelepípedo. Nessa altura, continua reto num sentido de descida. Agora conte até o terceiro mata-burro, se mantenha à direita, passe duma cancela, pegue a estradinha até avistar a último poção. Esse caminho termina numa área desmatada que hoje muitos visitantes colocam suas barracas, carro, motocicletas e bicicletas.
Fonte: Portal Overmundo (Crédito: Os Caminhantes)