O empresário Cyro Ferreira da Costa, presidente do Grupo Ferreira Costa, morreu no Recife aos 92 anos. Ocorrido nesse domingo (26), o falecimento foi comunicado em nota divulgada pela empresa. “A dor é grande, mas fica a certeza de que ele deixou seu grande legado em vida. O Grupo Ferreira Costa agradece a todos as mensagens de apoio nesse momento de luto”. O grupo empresarial mantém uma filial em Aracaju.
Neto do português João Ferreira da Costa, que chegou ao Recife em 1876, aos 10 anos, com os irmãos mais velhos Francisco e Júlia, Cyro era considerado um empresário de grande visão e extremamente inovador. Foi o responsável pelo novo modelo de negócios e de gestão que a tornaram a Ferreira Costa uma importante referência no setor de varejo.
Cyro, que começou a trabalhar aos 13 anos, foi também um empresário preocupado com o respeito ao meio ambiente, aos colaboradores e com a ética empresarial, muito antes do surgimento de qualquer conceito sobre essas questões.
O Grupo Ferreira Costa
A Ferreira Costa surgiu em Garanhuns, em 1884, vendendo inicialmente frutas, verduras, secos e molhados e ferramentas agrícolas. Mais tarde, passou a vender ferragens e ferramentas. Em 1920, com seu negócio já consolidado, João transferiu o comando da empresa para seu quinto herdeiro, João Ferreira da Costa Filho, que expandiu ainda mais o empreendimento, passando a vender materiais elétricos e utilidades para casa. No final da década de 1940, já doente, passou a administração da empresa para sua esposa, Noêmia Gomes Costa, conhecida como Dona Nazinha, e para o filho Cyro, então com 13 anos.
Fonte: Diário de Pernambuco (Foto: Divulgação)