Vítima de câncer de mama, morreu, neste sábado (4), em Aracaju, a professora Marieta Barbosa Oliveira, 61 anos. O corpo está sendo velado no Cemitério Colina da Saudade, onde será sepultado, às 17 horas de hoje. Casada, a educadora deixa dois filhos: Lucas e Bruno, respectivamente, servidores concursados do Tribunal Regional Federal, em São Paulo, e do Ministério Público de Sergipe. Marieta atuou politicamente no Movimento Socialista de Sergipe, foi integrante do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e do MDB.
Professora da rede pública estadual, Marieta Barbosa era especialista em Planejamento e Gestão pela Fundação Getúlio Vargas, tendo ocupdo diversos cargos na área de gestão, como assessora, diretora administrativa e financeira, chefe de gabinete. Foi secretária municipal de educação de Aracaju (1999 e 2000), de Estância (2001 – 2002) e de Nossa Senhora do Socorro (2017 e 2018), além de superintendente executiva da Secretaria de Estado da Educação (2015 e 2016).
Em sua trajetória profissional, a professora Marieta também atuou nas áreas de assistência social como diretora de Inclusão Social da Secretaria de Estado da Assistência Social (2003 – 2006), na mobilidade urbana como coordenadora de educação para o trânsito da SMTT de Aracaju (2009) e na saúde como diretora de gestão do trabalho e educação em saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju (2010 – 2012). Foi conselheira do Conselho Estadual de Educação (2015 a 2022), acadêmica fundadora da Academia Sergipana de Educação, conselheira do Conselho Municipal do FUNDEB da Semed Aracaju e conselheira do Conselho Estadual de Proteção à População LGBTQIA+.
Por Destaquenotícias (Foto: G/S)