Morre a professora Marieta Barbosa
4 de março de 2023
Entra em vigor nova lei sobre laqueadura e vasectomia
4 de março de 2023
Exibir tudo

Obrigada pela Justiça, UFS nomeia o professor Ilzver

O professor Ilzver de Matos disse que a Justiça foi feita

Em atendimento a decisão judicial, a Universidade Federal de Sergipe nomeou o advogado, professor e doutor Ilzver de Matos Oliveira no cargo de educador adjunto do Departamento de Direito. Após ser aprovado em concurso público, ele passou três anos lutando para ser nomeado por aquela instituição de ensino superior. A pendenga jurídica começou quando o Conselho do Departamento de Direito da UFS optou pela abertura de um edital de remoção, solicitado por um professor do curso de Ciências Contábeis, que foi nomeado na vaga que por direito era de Ilzver.

Segundo o advogado Alberto Hora, responsável pela defesa de Ilzver, a Universidade Federal de Sergipe publicou a nomeação atendendo uma decisão da 1ª Vara da Justiça Federal, mediamente pedido de liminar para que Ilzver fosse efetivado no cargo. Por sua vez, o educador disse que o sentimento “é de justiça feita e de imensa gratidão a todas as pessoas que estiveram junto comigo nessa luta. Eu esperava esse resultado porque era o devido, de acordo com a lei, uma vez que fui aprovado no concurso e portanto eu tinha esse direito de integrar o corpo docente da UFS e contribuir com a instituição”, pontou.

Segundo denúncias feitas durante a luta tratada pelo professor para ser nomeado, a Universidade Federal de Sergipe teria preterido o professor doutor Ilzver de Matos Oliveira, supostamente por este ser negro e candomblecista. Vários educadores da UFS se manifestaram contra a demora em se nomear o concursado: “Num momento de ascensão do negacionismo, ataques a ciência e as universidades, prevalência do ódio e suas manifestações em vários tipos de preconceitos e discriminações, não podemos tolerar que tal fato ocorra em qualquer instituição pública, muito menos em uma Instituição Federal de Ensino Superior”, afirmaram os educadores em documento pela nomeação de Ilzver.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *