A campanha de vacinação contra a varíola dos macacos, também chamada de Mpox, terá início na próxima segunda-feira (13) em 13 estados. De acordo com o Ministério da Saúde, Sergipe está entre os contemplados com a imunização. Inicialmente, o imunizante começará a ser aplicado em pessoas residentes nos estados em que há municípios com 10 ou mais casos confirmados da doença nas últimas 12 semanas.. Segundo matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, a vacina será aplicada em grupos específicos, como pessoas vivendo com HIV e profissionais que trabalham em laboratórios e têm contato com o vírus.
Segundo o Ministério da Saúde, a atual estratégia de vacinação tem como objetivo principal a proteção dos indivíduos com maior risco de evolução para as formas graves da doença. A vacina tem indicação de duas doses para completar o esquema vacinal. Na vacinação pré-exposição, a recomendação é de um intervalo de 30 dias com qualquer vacina previamente administrada.
No caso de pessoas que não tiveram contato com o vírus, a vacina será aplicada em homens, travestis e mulheres transexuais que vivem com HIV que tenham 18 anos ou mais e com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses. Pode receber a vacina também quem já teve contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas suspeitas, prováveis ou confirmadas para Mpox, cuja exposição seja classificada como de alto ou médio risco, conforme recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde).