A Corrida Cidade de Aracaju, promovida pela Prefeitura de Aracaju, está na sua 38ª edição este ano e já se consolida como uma tradição entre as corridas de rua do Brasil. O evento mobiliza, ano após ano, milhares de pessoas, desde aquelas que nunca correram até os atletas de ponta.
Dentro do calendário anual dos clubes de corrida de Sergipe, a ‘Cidade de Aracaju’ é considerada uma das mais importantes, principalmente porque movimenta a chegada de novos integrantes interessados em participar do evento.
Realizada no dia 18 de março, a corrida acontece em comemoração ao aniversário de 168 anos de Aracaju, data celebrada no dia 17 de março. Além dos percursos de 5 km e 10 km, ela traz o desafio dos 24 km, saindo de São Cristóvão rumo a Aracaju, pela rodovia João Bebe Água, exigindo dos participantes uma boa preparação.
De acordo com a educadora física Lívia Pires, proprietária do clube de corrida Lívia Team, essa corrida pode ser considerada como “o carro-chefe de todos os clubes”, justamente por conta da alta demanda de novos alunos que gera.
“Ela traz um público grande de pessoas que não pensavam em fazer ou realizar esse tipo de desafio, mas, depois de entrar no clube, permanecem. Tenho alunos que iniciaram no clube para fazer os 5 km da Corrida Cidade de Aracaju, no ano seguinte eles aumentaram a distância para os 10 km, e no terceiro ou quarto ano, fizeram os 24 km”, conta a professora.
Incentivo para iniciantes
Esse ano, o Time da Pri, clube idealizado pela profissional de educação física Priscila Oliveira Santos, possui 25 atletas inscritas na Corrida Cidade de Aracaju, e quatro delas farão a maior distância, dos 24 km. Direcionado apenas para o público feminino, o clube foi formado há sete anos e, desde então, leva mulheres para participar da corrida que celebra o aniversário da capital. Segundo a professora, o evento é um verdadeiro incentivo para quem quer iniciar uma prática esportiva.
“Em todos os anos, desde a formação do clube, minhas alunas participam desta corrida. Inclusive, muitas mulheres procuraram o clube porque têm a intenção de participar dela e sabem que precisam de uma preparação, com auxílio profissional, por conta do desafio das ladeiras”, salienta Priscila.
Para ela, a Corrida Cidade de Aracaju traz uma simbologia especial, justamente por celebrar o aniversário da cidade. “Eu honro muito minha cidade. Amo Aracaju. Sou nascida e criada aqui, e essa corrida é importante porque envolve várias pessoas, inclusive aqueles que querem começar uma atividade física. Estávamos desde o final do ano na expectativa para as inscrições dela e, é interessante porque muita gente desiste de viajar no feriado do dia 17, para poder participar da prova”, destaca.
Fonte e foto: Secom/PMA