Sergipe recebeu 189 doses da vacina contra a Mpox, a doença antigamente chamada de ‘varíola dos macacos’. De acordo com o Ministério da Saúde, nessa primeira fase, o imunizante é destinado a grupos de risco para as formas graves da doença, como pessoas a partir dos 18 anos que vivem com HIV/Aids; profissionais de laboratórios que atuam em locais de exposição ao vírus e pessoas que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas com suspeita de contaminação ou contaminadas.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, o esquema de vacinação tem indicação de duas doses para cada pessoa. Em ambos os casos, quem já foi diagnosticado com a mpox ou apresentar uma lesão suspeita no momento da vacinação não deverá receber a dose. A Secretaria de Estado da Saúde ainda não informou como vai ser a distribuição para os municípios sergipanos. O Ministério da Saúde informou que o envio de doses será feito conforme o andamento da vacinação e de acordo com as solicitações dos estados.
Casos em Sergipe
O último caso da Mpox confirmado aqui em Sergipe foi no dia 25 de janeiro. O estado já registrou 72 casos da doença, sendo 43 em Aracaju (43). Também foram registrados 10 casos em São Cristóvão, 5 em Nossa Senhora do Socorro, 5 em Lagarto, 2 na Barra dos Coqueiros, e 1 caso em Itabaiana, Poço Verde, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora da Glória, Santa Luzia Do Itanhi, Simão Dias e Estância.
Fonte: GS (Foto;GP)