Os políticos adoram viver juntos e misturados
20 de março de 2023
Nova edição do Almoço com Negócios será no dia 29
20 de março de 2023
Exibir tudo

Mais da metade do esgoto de Aracaju é tratado

Estação de tratamento de esgotos mantida pela Deso em Aracaju

Aracaju trata 63,89% de seus esgotos sanitários, serviço prestado a 55,24% da população. Esta informação está no Ranking do Saneamento com o foco nos 100 maiores municípios do Brasil divulgado, nesta segunda-feira (20), pelo Instituto Trata Brasil. O relatório faz uma análise dos indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano de 2021, publicado pelo Ministério das Cidades. De acordo com o estudo, 29,61% da água tratada fornecida aos aracajuanos pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) se perdem.

Os dados do SNIS apontam que o Brasil ainda tem grandes dificuldades com o tratamento do esgoto, do qual somente 51,20% do volume gerado é tratado – isto é, mais de 5,5 mil piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento são despejadas na natureza diariamente. No caso de Aracaju, o estudo aponta que algo em torno de 13 piscinas olímpicas de esgotos são descartadas sem qualquer tratamento. Entre o Ranking divulgado em 2022 e o deste ano, a capital sergipana sofreu uma variação negativa de menos três.

No Ranking do Saneamento divulgado pelo Instituto Trata Brasil, Aracaju não aparece nem entre as 20 melhores cidades analisadas, nem entre as 20 piores. Quando comparadas as piores e as melhores, o estudo observou que há diferenças nos indicadores de acesso: enquanto 99,75% da população das 20 melhores têm acesso à redes de água potável, nos 20 piores municípios o número é de 79,59% da população. A porcentagem com rede de coleta de esgoto é ainda mais discrepante: 97,96% da população nos 20 melhores municípios têm acesso aos serviços, enquanto somente 29,25% da população nos 20 piores municípios são assistidos, diferença de 68,71 pontos percentuais.

Clique aqui e leia o estudo completo sobre o Ranking do Saneamento

Foto: Governo de Sergipe

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *