A Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis, finalizou o ano de 2022 com resultados positivos em sua jornada de descarbonização. O resultado global da companhia foi de 579 quilos de CO2 por tonelada de cimento produzido, uma redução de 3% na comparação com 2021.
Uma das unidades que conta com coprocessamento, que é a substituição do combustível fóssil nos fornos de produção do cimento, é a fábrica de Laranjeiras, em Sergipe. Entre 1990 e 2022, a Votorantim Cimentos reduziu as emissões de CO2 por tonelada de cimento produzido em 24%. Para 2030, a meta é alcançar 475 quilos de CO2 por tonelada de cimento.
Para avançar nas metas, a empresa tem aumentado o uso de combustíveis alternativos, principalmente resíduos e biomassas, e de novos materiais em substituição ao clínquer na produção de cimento, o que contribui para o avanço na agenda de neutralidade de carbono.
“O combate aos efeitos negativos das mudanças climáticas está no centro da nossa estratégia e representa nosso foco em competitividade e legado positivo para a sociedade. Os avanços nos índices registrados em 2022 reforçam o nosso compromisso e os esforços contínuos em relação à agenda de neutralidade de carbono”, afirma Álvaro Lorenz, diretor Global de Sustentabilidade, Relações Institucionais, Desenvolvimento de Produto, Engenharia e Energia da Votorantim Cimentos.
Fonte e foto: Ascom/Votorantim Cimentos