A rede de livrarias Saraiva anunciou o fechamento de sua loja no Aracaju Parque Shopping, localizado na zona norte da capital sergipana. O grupo, que já liderou o mercado brasileiro, informou que somente esta semana fechou seis filiais em cinco estados “em linha com o seu plano de reestruturação”. Além da de Aracaju, tiveram as portas lacradas as lojas João Pessoa (PB), Olinda (PE), Sorocaba (SP) e duas em lanada (Sorocaba / SP); Praia de Belas Shopping (Porto Alegre / RS).
Segundo um comunicado, o fechamento das lojas está relacionado à priorização das unidades com maior rentabilidade. Os fatos implicam uma redução de cerca de 18% do total de lojas da empresa, que pediu recuperação judicial em outubro de 2018, quando declarou uma dívida de R$ 675 milhões. Na semana passada, a Saraiva também divulgou os resultados do quatro trimestre de 2022: um prejuízo líquido de R$ 15,2 milhões em relação ao mesmo período do ano anterior.
Uma auditoria independente – realizada pela RSM Brasil Auditores Independentes e divulgada no site da Bovespa – aponta dúvidas sobre a continuidade operacional da empresa – fato comum entre empresas em recuperação judicial, segundo fontes ouvidas pelo PublishNews.
Enfrenta dificuldades
“Em que pese as ações da Administração, a Companhia continua enfrentando dificuldades para a geração de caixa e severas restrições de crédito, por parte de instituições financeiras, seja pela sua condição de recuperanda, seja pela atual conjuntura econômica do País, que afeta o Varejo”, diz o relatório. “Essa situação indica a existência de incertezas relevantes que levantam dúvidas significativas quanto à capacidade de continuidade normal dos negócios da Companhia”.