Guarda Municipal de Aracaju reforça combate ao crime
18 de abril de 2023
Laranjeiras reforça parceria com a SSP por mais segurança
18 de abril de 2023
Exibir tudo

Sergipe fica fora da próxima temperada de cruzeiros

A última vez que um navio de cruzeiro passou por Sergipe foi em 2007

Mais uma vez, Sergipe não consta da próxima temperada de cruzeiros marítimos, prevista para ter navegação de outubro deste ano a maio de 2024, contemplando 15 estados brasileiros. O setor tem perspectivas positivas, com a expectativa de ofertar 840 mil leitos, crescimento de 6% em relação à temporada atual, e injetar cerca de R$ 3,9 bilhões para a economia brasileira. A última vez que um navio de cruzeiro deu com os costados em águas sergipanas foi em 2007, quando o Grand Voyager atracou no Porto de Sergipe com 600 turistas, que estavam de passagem para Santos, última etapa da viagem.

Segundo a CLIA Brasil, entre as novidades da próxima temporada está a confirmação de Paranaguá (PR) como porto de embarque, além da possibilidade de estreia de destinos catarinenses, com escalas-teste em Penha e em São Francisco do Sul, além do trabalho de mais de longo prazo para viabilizar outras cidades, como Vitória. A temporada 2023/2024 também terá 35 navios de longo curso, que farão paradas em 47 destinos dos estado do Amapá, Amazonas, Pará, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil) informou que a temporada atual, que termina neste mês, gerou cerca de 48 mil empregos, trazendo impacto econômico de aproximadamente R$ 3,6 bilhões, crescimento de 240% em relação a 2021/2022. O valor engloba tanto os gastos diretos, indiretos e induzidos das companhias marítimas, quanto os gastos de cruzeiristas e tripulantes.

Os navios Costa Firenze, Costa Fortuna, Costa Favolosa, MSC Armonia, MSC Fantasia, MSC Musica, MSC Preziosa, MSC Seashore e MSC Seaview formam o grupo de nove embarcações de cabotagem que partiram dos portos de Itajaí (SC), Maceió (AL), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Santos (SP), com escalas em 17 destinos, incluindo Buenos Aires, Montevidéu e Punta del Este, que voltaram aos roteiros depois de um período de restrições.

O Grand Voyager em Sergipe

Os turistas do navio Grand Voyager desembarcaram no Porto de Sergipe às 8 horas do dia 21 de janeiro de 2007 e conheceram alguns pontos turísticos de Aracaju, como os mercados municipais e as praias da capital e do litoral Norte. O cruzeiro, que saiu de Santos (SP), passou por Sergipe, Maceió, Recife, Natal e Fortaleza e retornou às 20 horas do dia seguinte rumo à cidade paulista. Os turistas foram recebidos ao som do forró pé de serra, com uma apresentação de quadrilha junina e uma degustação de castanhas, licores e sucos típicos.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *