A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e da Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom), elaborou um protocolo de segurança voltado para o combate a violência nas escolas. No Protocolo de Emergências são abordadas orientações que norteiam as unidades de ensino para possíveis situações que ponham em risco a comunidade escolar e está sendo disponibilizado nas 79 escolas municipais da capital.
O documento destaca quais procedimentos devem ser adotados em situações de risco, destacando diretrizes que tratam sobre respeito à dignidade humana, a prioridade absoluta da criança e do adolescente, como deve ocorrer a prevenção e proteção nas escolas, além da comunicação e monitoramento dos alunos. Além disso, o protocolo aborda como devem ocorrer os procedimentos operacionais em caso de ocorrências como arrombamento, agressão verbal ou física, tumulto e pânico ou incidente com arma de fogo. No documento, constam ainda orientações sobre o que deve ser feito após a chegada dos órgãos de segurança e quais medidas devem ser realizadas após ocorrência com arma de fogo, suicídio ou tentativa de suicídio.
Com o total de 20 páginas, o protocolo de segurança chega em todas as unidades de ensino como um guia imprescindível à comunidade escolar quanto à segurança, tendo em vista a preocupação de pais, professores e gestores com o bem estar dos alunos no ambiente escolar, após os atentados e ameaças a escolas em todo o Brasil, registradas nas últimas semanas.
Segurança é prioridade
De acordo com o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, a segurança das escolas é um dos assuntos prioritários do município, que investe em tecnologia em todas as unidades, realiza trabalhos de fomento à paz no ambiente escolar, através da Semed, e agora, com o novo protocolo, dá mais um passo para garantir ainda mais segurança para todos que frequentam as escolas municipais.
“Para a Prefeitura de Aracaju, a segurança nas escolas é assunto prioritário, tanto é que todas as nossas escolas estão equipadas com um sistema de videomonitoramento 24h e de botão de emergência que pode ser usado para acionar a GMA. Sentimos a necessidade de complementar a isso um protocolo de segurança como mais uma ação do município, nesse sentido, criamos outro protocolo, agora, para tratar de situações emergenciais dentro dos ambientes escolares. Ele destaca as principais instruções a serem seguidas em caso de emergência nas escolas, dentre elas, chamar imediatamente a GMA e as forças policiais de segurança pública do Estado. Nós acreditamos que, dessa forma, fortalecemos ainda mais a escola como um lugar seguro, de aprendizagem, de plantar sonhos e de fazer florir o cidadão e a cidadã do amanhã”, explica Ricardo.
O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, destaca como as ações integradas entre a Semed, a Semdec e a Secom corroboram com a segurança nas escolas e destacou a importância do Protocolo como orientação inicial e fundamental para que todas as unidades municipais de ensino tenham a orientação necessária sobre a forma correta de agir diante de alguma situação de risco.
“Antes de qualquer ação que possa ser tomada pela Guarda Municipal de Aracaju ou qualquer outro órgão de segurança, é preciso mostrar para a comunidade escolar de que forma proceder diante de uma situação que coloque a vida das pessoas em risco, a fim de evitar que tragédias sejam registradas. Por isso a Semed e Semdec elaboraram esse protocolo para pais, professores, gestores e todos aqueles envolvidos na comunidade escolar, para que eles tenham a orientação correta sobre como agir em algum tipo de situação que coloque em risco a vida de alguém e tomem decisões acertadas. É um conteúdo muito bem elaborado, passado por várias mãos para garantir a resposta certa para ações inesperadas”, enfatiza Silvio.
Fonte: Secom/PMA (Fotos: Marcelle Cristinne)