A Maternidade Municipal Lourdes Nogueira já realizou mais de 50 partos em sua primeira semana de portas abertas. Além disso, outros procedimentos clínicos e cirúrgicos foram realizados com as grávidas atendidas durante os sete primeiros dias. Com esta unidade materno-infantil da rede municipal, a Prefeitura de Aracaju amplia os serviços de saúde, garantindo atendimento humanizado às gestantes e seus bebês.
O primeiro nascimento foi o da pequena Rhebeca, logo no primeiro dia de funcionamento da maternidade. Ela veio ao mundo às 16h01 do dia 17, pesando 3,356kg, e medindo 48,5cm. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Waneska Barbosa, a unidade é de grande importância para as grávidas de Aracaju e municípios vizinhos, oferecendo a elas um atendimento mais humano e de qualidade.
“A Maternidade Lourdes Nogueira, em sua primeira semana, já realizou 67 procedimentos, atendendo mulheres de Aracaju, Itaporanga, Socorro, São Cristóvão e Japaratuba. Isso mostra a importância do equipamento para a saúde materno-infantil, não só da capital, mas do estado. Nossas equipes realizaram 35 partos normais e 17 cesarianas, crianças que nasceram com acolhimento, dentro da nossa proposta de parto humanizado e integrado com a rede”, declarou.
Além dos partos, a Maternidade Lourdes Nogueira realizou procedimentos como curetagem, tratamento de transtornos respiratórios e cardiovasculares específicos, diagnóstico e atendimento de urgência em clínica pediátrica, entre outros. Os bebês nascidos na unidade materno-infantil já recebem alta cumprindo uma série de protocolos, dentre os quais, a cobertura vacinal e os testes de triagem neonatal, que visam detectar doenças precocemente, antes do aparecimento dos seus sintomas, prevenindo complicações e sequelas.
Regime de plantão
A Maternidade atende em regime de plantão 24 horas, durante todos os dias da semana, e é devidamente equipada para urgências e emergências relacionadas às puérperas e aos recém-nascidos. A unidade tem capacidade para realizar até 500 partos por mês, e oferece, também, uma série de serviços para as mulheres gestantes, como atendimento de urgência e emergência obstétrica e neonatal; atendimento de urgência com observação de até 24 horas; consultas com profissionais da atenção especializada; diagnóstico por teste rápido; exames de patologia clínica; exames radiológicos; ultrassonografia obstétrica; ultrassonografia com doppler; eletrocardiograma e tococardiografia ante-parto.
Através de uma parceria entre a Prefeitura de Aracaju e o Tribunal de Justiça de Sergipe, a maternidade possui, também, um cartório para o registro civil de bebês. O serviço é gratuito e já está em funcionamento, o que garante ao recém-nascido já sair da maternidade com certidão de nascimento, CPF e cartão SUS. O serviço de registro funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; e aos sábados, das 8h às 12h. Para ter acesso, basta apresentar Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência e a Declaração de Nascido Vivo.
Fonte e forto: Secom/PMA