A diretoria do Sindicato dos Professores da Rede Estadual (Sintese) voltou a cobrar do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), um percentual maior para o reajuste salarial concedido aos servidores estaduais. A cobrança ocorreu, neste domingo (5), durante o desembarque do pessedista e a comitiva que foi com ele aos Estados Unidos participar de um evento sobre petróleo, gás e energia. Após o inesperado encontro, Mitidieri disse que “eles foram muito educados e expliquei que estamos fazendo o possível para o momento”.
Segundo o presidente do sindicato, professor Roberto Silva, “o governador afirmou que receberá a comissão do Sintese, essa semana, para audiência com pauta da retomada da carreira do magistério”. A luta da categoria contra o reajuste salarial de apenas 2,5%, mais R$ 100 de abono para os professores aposentados, inclui uma paralisação terça-feira (9) agora, e na próxima quarta-feira (10). O objetivo de suspender as aulas é concentrar a categoria na Assembleia visando pressionar os deputados a não aprovarem o projeto de reajuste.
Fábio Mitidieri disse, ainda, que durante o encontro no Aeroporto “lembrei que tenho apenas quatro meses à frente do governo e que a relação foi sempre amistosa. Eu já os atendi por três oportunidades. Algo que não ocorria a oito anos. Ficamos de ter uma reunião para discutir carreira para os próximos anos”. O Sintese está usando as redes sociais para convocar os professores a cruzarem os braços: “Seguiremos lutando por respeito, dignidade e valorização. Juntos pela retomada da carreira já. Sem valorização da educação, e aos professores e professoras Sergipe não tem futuro”, revela nota do sindicato.