O Banese registrou um lucro líquido de R$ 13,7 milhões no primeiro trimestre deste ano, valor 14,2% maior que o alcançado no mesmo período de 2022. Segundo a direção do banco estatal, o resultado é fruto, principalmente, do crescimento das operações de crédito para pessoas físicas, das ações para recuperação de créditos vencidos junto ao banco e do aumento das receitas de aplicações financeiras.
Os ativos totais do banco chegaram a R$ 8,5 bilhões no período, 9,2% maior que no trimestre imediatamente anterior. O banco também ampliou o total de recursos captados, que chegou a R$ 7,5 bilhões após os três primeiros meses do ano, um acréscimo de 10,3% neste período.
“As equipes do Banese estão se aproximando ainda mais dos sergipanos para apoiar as necessidades dos clientes, seja ampliando as oportunidades de crédito ou ofertando boas condições para a negociação de dívidas. Esse é o caminho que estamos trilhando: estar perto dos clientes para que possamos crescer juntos”, destaca o presidente do banco, Marco Queiroz.
Patrimônio também cresceu
Já as receitas totais do banco variaram positivamente em 23,8% nos últimos doze meses e, com o desempenho, o patrimônio líquido da instituição cresceu 6,3% neste mesmo período. Em março deste ano, o Conselho de Administração do Banese aprovou o aumento de capital em aproximadamente R$ 36 milhões por meio da emissão de novas ações que serão subscritas pelo acionista majoritário, o Governo de Sergipe, e demais acionistas.
“O reforço de caixa fortalece a estrutura de capital para alavancar a estratégia de crescimento da companhia, com a disponibilização de mais recursos para operações de crédito, assim como com a continuidade dos investimentos em infraestrutura e tecnologia, para melhorar a disponibilidade dos nossos canais de atendimento”, explica Marco Queiroz.
Ampliação do crédito
A carteira de crédito do Banese chegou a R$ 3,6 bilhões, o que significa um crescimento de 3,1% na comparação com trimestre anterior e de 5,8% nos últimos 12 meses. O crédito comercial voltado para pessoas físicas teve um aumento de 18,2% no ano e de 7,4% no trimestre, em decorrência, sobretudo, das operações consignadas.
Os números são frutos das ações estratégicas para ampliar a contratação de crédito nos canais de autoatendimento e nos Correspondentes no País, os Pontos Banese. O Banese mantém a liderança do mercado de crédito de livre destinação em Sergipe, com 34,1% de participação, segundo dados do Banco Central do Brasil.
A carteira de crédito de desenvolvimento, voltada para os setores rural, imobiliário e de financiamento, também teve um incremento de 4% nos últimos 12 meses, resultado, principalmente, da ampliação do crédito para os produtores rurais de todas as regiões do estado e para o setor imobiliário.
Canais de atendimento
Com os investimentos em tecnologia e ações direcionadas para a contratação e renovação de crédito nos canais digitais, o número de transações realizadas no internet banking e no App do Banese tiveram um aumento de 7,6% no primeiro trimestre do ano em relação ao último trimestre de 2022 e representam 84% das transações do Banco.
Banese Card e Mulvi Pay
A Mulvi, empresa de meios de pagamento do Grupo Banese que administra o cartão Banese Card e a Mulvi Pay, registrou um volume transacionado dos produtos geridos de R$ 903,6 milhões no primeiro trimestre, e um aumento de 7,5% no número de lojistas aptos a transacionar os produtos da empresa, quando comparado o primeiro trimestre de 2023 com o mesmo período do ano anterior.
O Banese Card, cartão genuinamente sergipano e responsável pela inclusão financeira de milhares de famílias do estado, alcançou, no primeiro trimestre do ano, 627 mil clientes aptos a realizar compras.
A Mulvi Pay, conjunto de soluções de pagamento lançado em novembro de 2022, destacou-se por potencializar a expansão e a rentabilização da empresa no período. Além disso, foi lançado, por meio dos canais digitais da Mulvi, o “Negocie Fácil”, que tem por objetivo permitir que os clientes realizem renegociação de dívidas com maior comodidade e de maneira eficiente e digital.
Banese Corretora
A Banese Corretora de Seguros ampliou e consolidou a parceria com as principais seguradoras do país, o que possibilitou aprimorar os serviços ofertados, além de ampliar o número de produtos no mercado e atrair novos clientes.
Nos primeiros três meses do ano, a empresa transacionou R$41,3 milhões em seguros contratados, valor 38% maior que o verificado no mesmo período do ano anterior. As vendas de seguros para pessoas e cotas de consórcios foram os destaques de vendas no período.
Fonte: Ascom/Banese