O grupo empresarial Unigel anunciou, nesta quarta-feira (17) a suspensão temporária dos contratos de trabalho dos colaboradores de sua unidade de fertilizantes nitrogenados localizada em Laranjeiras. Proposta nesse sentido foi apresentada pela empresa ao Sindicato Unificado dos Trabalhadores Petroleiros, Petroquímicos, Químicos e Plásticos nos Estados de Alagoas e Sergipe (Sindipetro AL-SE).
A proposta foi apresentada ao Sindipetro durante uma reunião em que ficou definido que a suspensão temperária dos contratos será iniciada no próximo dia 1º e terá duração de 90 dias. “A medida se faz necessária em função da discrepância entre o preço do gás natural, principal matéria-prima utilizada e o preço dos produtos fabricados na Unigel Agro SE, fator que vem afetando diretamente a competitividade do negócio”, diz a nota da companhia.
A Unigeral comunicou, ainda, que tem empenhado esforços para manter a produção, através do estabelecimento de diálogos com autoridades públicas e negociação de condições com os principais fornecedores de gás.
O grupo retomou sua produção de fertilizante em 2019, mesmo ano em que arrendou a fábrica da Petrobras em Laranjeiras, pelo período de 10 anos, que poderão ser prorrogados por mais 10. A unidade sergipana possui capacidade de produção anual de 650 mil toneladas de ureia, 450 mil toneladas de amônia e 320 mil toneladas de sulfato de amônio, tornando-se o maior produtor nacional de fertilizantes nitrogenados.
Com informações do portal Infonet