A Polícia Civil de Sergipe e o Instituto de Identificação informaram que será aberto um inquérito visando apurar as denúncias de venda de agendamento para a solicitação da carteira de identidade. Em nota (veja abaixo), a Secretaria da Segurança Pública também informa sobre providências que estão sendo tomadas sobre a demora e dificuldade para o processo de solicitação da carteira de identidade.
De acordo com o delegado André Baronto, a Secretaria da Segurança Pública determinou a abertura do inquérito. “Com objetivo de investigar possíveis fraudes no agendamento para a emissão de carteiras de identidade. Em decorrência do tempo de processamento da solicitação, outras pessoas estariam fornecendo esse agendamento e iremos apurar se houve algum tipo de fraude”, explicou.
Segundo o diretor do Instituto de Identificação, Jenilson Gomes, assim que a instituição foi comunicada, os sistemas de dados foram colocados à disposição da SSP. “Para garantir que se o fato for confirmado as providências sejam adotadas, pois é uma ação que não pode ocorrer no Instituto de Identificação”, concluiu.
Nota da SSP
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informa que já recebeu informações acerca de uma denúncia sobre uma suposta venda de vagas para agendamento de emissão de carteira de identidade em Aracaju. Sobre a denúncia, a SSP já adotou as primeiras providências sobre o caso.
A SSP informa também que, sobre o agendamento para emissão da carteira de identidade, a secretaria também recebeu informações sobre demora e dificuldade para o processo de solicitação da carteira de identidade, principalmente na capital e Grande Aracaju.
Diante dessa situação sobre o agendamento, a SSP determinou ao Instituto de Identificação a contratação de telefonistas para a conclusão dos atendimentos. O agendamento permanecerá pelo Agenda Fácil, e a SSP está concluindo o sistema de tecnologia próprio que irá ampliar e aperfeiçoar o atendimento ao cidadão feito pela internet.
A SSP adianta também que, nos próximos dias, o Instituto de Identificação irá disponibilizar e divulgar números telefônicos para que representantes da própria instituição façam o atendimento direto ao cidadão, inclusive para que seja viabilizado também o agendamento feito por telefone.
Por fim, a Secretaria da Segurança Pública esclarece que a dificuldade no processo de solicitação de carteira de identidade tem se concentrado em Aracaju e Região Metropolitana, já que o interior do estado conta com mais de 60 pontos de atendimento do Instituto de Identificação que atendem à demanda da população sergipana.
Fonte e foto: Ascom/SSP-SE