Itabaiana promove as trezenas de Santo Antônio
1 de junho de 2023
A Cavalaria em festa
1 de junho de 2023
Exibir tudo

TSE rejeita recursos de André David contra Eliane Aquino

Recursos contra Eliane Aquino foram rejeitados pela unanimidade do TSE

Por unanimidade, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitaram, nesta quinta-feira (1º), os recursos apresentados pelo partido Republicanos e pelo delegado de polícia André David contra decisão da Corte que manteve o registro de candidatura de Eliane Aquino Custódio (PT), eleita suplente de deputada federal por Sergipe nas Eleições 2022. A candidata é ex-vice-governadora daquele estado.

Na sessão eletrônica de 11 a 16 de maio, após o então relator, ministro Sérgio Banhos, rejeitar os recursos do Republicanos e de André David contra essa decisão e ser acompanhado pelos ministros Benedito Gonçalves, Carlos Horbach e pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, o ministro Nunes Marques apresentou pedido de destaque do processo para julgamento em Plenário. Na sessão desta quinta-feira, contudo, além de Nunes Marques, os ministros Raul Araújo e Carmem Lúcia acompanharam o relator.

Entenda o caso

Os adversários de Eliane Aquino afirmam na campanha que ela estaria inelegível para disputa de 2022 por não ter se desincompatibilizado – quatro meses antes da eleição – dos cargos que exercia em conselhos deliberativos de autarquias estaduais. Em 9 de fevereiro deste ano, o TSE confirmou, por maioria de votos, o registro de Eliane Aquino. O Plenário entendeu que a ocupação desses cargos não gerava inelegibilidade pelo fato de que era inerente às atribuições da vice-governadora, cargo que ela ocupava na ocasião.

Por Destaquenotícias, com informações do TSE

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *