Com volume acumulado de 537,3 milímetros (mm) de chuva, o mês de maio superou a média histórica de Aracaju que é de 274 mm. Mesmo com todo este volume, o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, com a ação coordenada dos órgãos que compõem o Comitê de Gerenciamento de Crise, assegurou a prevenção de riscos e proteção da população, especialmente nas áreas mais vulneráveis da capital.
Para este mês, há expectativa de incidência de chuva na capital sergipana com características similares às do mês de maio, porém, com menor intensidade. Nos dois primeiros dias de junho, o volume foi de 28 mm, com maior incidência no bairro Robalo. “Aguardamos menor volume de precipitações, em relação ao mês de maio. Permanecemos monitorando, cotidianamente, as atualizações dos centros especializados em meteorologia, para adotar as medidas que sejam necessárias à redução de transtornos à população”, indicou o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado.
Alertas
Em maio, a Defesa Civil emitiu quatro alertas à população, através do Serviço SMS 40199, dos quais três para chuvas intensas e um para risco de inundação. As mensagens foram encaminhada aos mais de 54 mil telefones cadastrados, como estratégia preventiva, para que a população redobre o estado de observação, principalmente, nas áreas de risco.
Para realizar o cadastro e receber as mensagens de alerta basta enviar um SMS para o número 40199, indicando no campo do texto o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.
Fonte e foto: Secom/PMA