A Empresa de Serviços Urbanos de Aracaju (Emsurb) prorrogou por mais 15 dias o prazo para que familiares com parentes sepultados há mais de três anos no Cemitério São João Batista (CSJB), no bairro Ponto Novo, compareçam ao local para retirada dos restos mortais ou para registrar uma solicitação formal para que os mesmos sejam depositados em um ossuário.
O procedimento de incineração das ossadas teria início nesta terça-feira (6), mas com a prorrogação passa agora para o dia 20 deste mês. Essa é a segunda vez que o prazo é ampliado com o objetivo de dar mais tempo para que as famílias possam se organizar. Presidente da Emsurb, Bruno Moraes reforça que quando é feita a solicitação de sepultamento presencialmente, o familiar imediatamente é comunicado do prazo limite.
“No ato do agendamento, é entregue uma autorização onde consta sobre a exumação após o prazo definido em legislação. Um outro comunicado é feito verbalmente, durante a leitura do documento pela equipe administrativa, reforçando a importância da família comparecer ao cemitério, antes que exceda o prazo”, explica Moraes.
Conforme o diretor de Espaços Públicos e Abastecimento da Emsurb (Direpa), Bira Rabelo, diferente da última data limite, desta vez muitas pessoas compareceram no último dia para regularizar a situação.
“Muitas pessoas compareceram no último dia do prazo para retirar as ossadas. É de extrema importância que as pessoas entendam que essa remoção é um procedimento necessário para que, a partir daí, possam acontecer as exumações daqueles que também já estão com prazo excedido. Grande parte dessas ossadas estão sendo resguardadas pelo município por um prazo maior do que o determinado em lei, inclusive com concessão de um período moratório de mais um ano, em ossuário da empresa municipal. O prazo já está sendo estendido pela segunda vez”, pontua.
Fonte e foto: Ascom/Emsurb