Sergipe teve a segunda menor queda na procura por empréstimos do Nordeste (14,2%, ficando atrás apenas do Maranhão com 13,3%. Por outro lado, Alagoas foi o estado nordestido com a maior queda na busca dos consumidores por recursos financeiros: 21,5%. referentes ao primeiro semestre deste ano, os dados são do Indicador Serasa Experian.
Para o economista Luiz Rabi, da Serasa Experian, esse resultado não surpreende, já que segue as consecutivas baixas que foram apresentadas desde o início do ano. “Se por um lado as altas taxas de juros diminuem o apetite por linhas de crédito, do outro temos os elevados índices de inadimplência, que representam um risco para os credores e reduzem as ofertas do recurso. O mercado de crédito brasileiro sofreu uma desaceleração condizente com o cenário econômico, mas que deve melhorar a partir do 2° semestre por conta da queda dos juros”.
No recorte por renda mensal dos consumidores, todas as faixas expressaram queda na procura por crédito no primeiro semestre do ano, sendo maior entre aqueles que recebem até R$ 500. Veja os dados na detalhados na tabela abaixo:
Metodologia do indicador
O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.
Fonte e gráfico: Serasa Experian