A Receita Federal libera, nesta segunda-feira (24), a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023. Esse lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores. O crédito bancário será realizado no dia 31 de julho.
Quem não entrar nessa lista ainda terá outras duas oportunidades: 31 de agosto e 29 de setembro. Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.
A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte poderá retificá-la, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.
A Receita disponibiliza ainda um aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente, nas bases da Receita Federal, informações sobre a liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
Fonte: Portal R7 (Foto: Agência Brasil)