Município de Sergipe está com dois prefeitos
26 de julho de 2023
Sergipe ganhará duas novas plataformas de petróleo
26 de julho de 2023
Exibir tudo

Sergipe declara emergência da Influenza Aviária

A Bahia já enfrenta a presença da gripe aviária

Mesmo sem qualquer caso em Sergipe, a Secretaria Estadual da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca decretou, nesta quarta-feira (26), “estado de emergência zoossanitária da influenza aviária de alta patogenicidade”. A medida tem como objetivo instituir o Sistema de Monitoramento, Avisos e Ações para prevenir a ocorrência da doença no território estadual.

De acordo com o governo de Sergipe, o decreto emergencial foi motivado pela Portaria nº 587, datada de 22 de maio de 2023, do governo federal, que já havia declarado emergência zoossanitária em todo o território nacional, devido ao risco representado pela influenza aviária de alta patogenicidade. Com essa ação, Sergipe busca se alinhar às diretrizes federais, de modo a viabilizar uma ação coordenada para enfrentar o problema.

O secretário da Agricultura, Zeca Ramos, garante que o monitoramento do estado está sendo feito com a cooperação dos municípios, representantes da iniciativa privada, órgãos estaduais ambientais. Zeca lembrou que, embora não tenha sido registrado nenhum caso das doença em Sergipe, o vizinho estado da Bahia já enfrenta a presença da gripe aviária em animais silvestres, o que aumenta a preocupação e a necessidade de vigilância constante para evitar a disseminação da doença para outras regiões.

Foto: Agência Brasil

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *