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Com um investimento de aproximadamente R$ 46 milhões, a Prefeitura de Aracaju entregou à população quatro novos corredores de mobilidade urbana para melhorar a fluidez, a segurança e a acessibilidade no trânsito. Os corredores Hermes Fontes, Augusto Franco, Beira Mar e Centro/Jardins somam um total de 35,8 km de extensão de faixas exclusivas para ônibus, as quais devem reduzir em 20% o tempo de viagem dos usuários do transporte público coletivo da capital.
Nesse corredores, que entraram em funcionamento no último dia 11, pedestres, condutores de veículos, motocicletas e ciclistas contam com um novo modelo que visa justamente desafogar os pontos de gargalo na cidade e garantir, sobretudo aos usuários do transporte coletivo, um menor tempo de percurso até seus destinos.
Os novos corredores de ônibus integram o Projeto de Mobilidade Urbana de Aracaju e o investimento incluiu a substituição dos abrigos de ônibus por um modelo com estrutura de alumínio, que, segundo o superintendente municipal de Transporte e Trânsito, Renato Telles, são mais resistentes às intempéries climáticas de uma cidade litorânea, além de serem tecnológicos, com a disponibilização do itinerário das linhas via QR Code e uso de iluminação de lâmpadas de LED. Ao total, são 93 abrigos novos, sendo 41 deles implantados nas faixas exclusivas dos corredores Hermes Fontes, Beira Mar, Augusto Franco e Centro/Jardins.
“Para começar, a composição desses novos abrigos é feita de alumínio, que é um material, para nossa região que sofre com maresia, mais durável. Foi feita também uma parceria através da Funcaju com artistas locais, para que possam estampar a sua arte e, com isso, sensibilizar a população para a manutenção, contra o vandalismo e a pichação”, explica o superintendente Renato Telles.
Outros 143 abrigos estão sendo complementados em cerca de 30 ruas e avenidas da capital, que fazem parte de um investimento da administração municipal, em torno de R$7,4 milhões, também com recursos do Projeto de Mobilidade Urbana, que além da requalificação urbana dos corredores de ônibus, envolve também revitalização de terminais de integração, modernização semafórica e construção do Centro de Controle Operacional.
“A adequação dos pontos de ônibus à nova proposta dos corredores de transporte vai possibilitar uma melhor experiência dos usuários do transporte. O trabalho está em andamento, e consiste basicamente em substituir abrigos antigos por novos, além de realizar a instalação em pontos em que não havia a estrutura. Isso traz um grande ganho para o sistema, para os trabalhadores e para os passageiros também, tanto para identificar o local adequado de embarque e desembarque, quanto para padronização nas vias. Neles, há totens de identificação de linhas de transporte coletivo, instalações elétricas, plotagem e equipamentos de acessibilidade”, aponta o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari.
Corredor Hermes Fontes
A atenção da população deverá redobrar ainda mais quando se tratar do corredor da Hermes Fontes, o único que funcionará em tempo integral e onde a faixa exclusiva e os abrigos de ônibus se encontram localizados no canteiro central da via. Com uma extensão de 6,8 km, o corredor inicia na avenida Barão de Maruim e segue até o conjunto Orlando Dantas. Como os abrigos de ônibus estão centralizados, foram implantadas lombofaixas, tornando a travessia dos pedestres mais segura.
Corredor Beira Mar
O corredor da avenida Beira Mar inicia no terminal da Atalaia e vai até o Mercado Thales Ferraz, no Centro. Foram investidos mais de R$8,2 milhões para a construção deste corredor, que conta com 10 km de extensão, como a implantação de uma nova sinalização, retirada do pavimento asfáltico, recapeamento de toda a via, construção de cerca de 100 rampas de acessibilidade, calçadas e implantação da sinalização vertical e horizontal.
Com o início do funcionamento, ficará proibida a circulação de automóveis pela faixa exclusiva de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, e das 16h às 19h, nos seguintes locais: avenida Beira Mar, entre o Parque dos Cajueiros e a região do antigo Palácio de Veraneio; entre a avenida Tancredo Neves e a rua Júlio Santana, na região da Praia Formosa; avenida Otoniel Dória, entre a travessa Hélio Ribeiro e a avenida Marechal Mascarenhas de Morais.
Corredor Centro/Jardins
O corredor Centro/Jardins, que vai do conjunto Augusto Franco até o Centro, não foi necessária a criação de uma nova via, já que na maior parte do percurso já há três faixas para circulação de veículos. Com investimento de R$ 7,3 milhões, a Prefeitura de Aracaju concretizou os 11,5 km de extensão do corredor, que percorre os bairros São José, 13 de Julho, Jardins e Inácio Barbosa.
O funcionamento será da seguinte forma: ficará proibida a circulação de automóveis pela faixa exclusiva de segunda a sexta-feira, entre às 6h e 9h, e 16h e 19h, na avenida Vereador Manoel Dória, entre a rua Presbítero Adel Alves Oliveira e a ponte Gilberto Vila Nova de Carvalho; avenida Ministro Geraldo Barreto Sobral, entre o Hospital Primavera e a avenida Deputado Sílvio Teixeira; rua Cedro, entre as avenidas Anísio Azevedo e Augusto Maynard; rua Itabaiana, entre as avenidas Augusto Maynard e Barão de Maruim; rua Capela, entre a rua Divina Pastora e avenida Barão de Maruim.
Corredor Augusto Franco
Já no corredor Augusto Franco, que vai da avenida Francisco José da Fonseca (a chamada Gasoduto) até a rua São Cristóvão, no início da avenida Augusto Franco (antiga Rio de Janeiro), foi construída uma nova ciclovia, garantindo a implantação de mais uma faixa de circulação destinada aos ônibus, restando duas para os demais veículos.
Também será proibida a circulação de automóveis pela faixa exclusiva de segunda a sexta-feira, das 6h às 19h, entre as avenidas Presidente Tancredo Neves e Gonçalo Rollemberg Leite. Já entre a avenida Gonçalo Rollemberg Leite e a rua São Cristóvão, será de segunda a sexta, das 6h às 9h, e das 16h às 19h.
Lombofaixas
Os novos corredores contam com uma série de mudanças, a exemplo das lombofaixas para travessia segura dos pedestres. Essa alteração se dá de forma mais significativa no corredor Hermes Fontes, que apresenta um modelo diferente de faixa exclusiva, com os abrigos de ônibus instalados à margem do canteiro central da via.
De forma semelhante à faixa de pedestres, com pintura horizontal, as lombofaixas são elevadas ao nível da calçada e similares a outro tipo de intervenção utilizada em vias da cidade, que tem como intuito a redução da velocidade dos condutores: a lombada.
A novidade na capital sergipana já é utilizada em outras cidades do país e tem como principal objetivo garantir uma travessia mais segura para os pedestres, ao mesmo tempo que dá maior visibilidade ao motorista no momento em que o pedestre está em movimento na via e a necessidade de redução para passar no local elevado.
“A lombofaixa permite a travessia em nível, do lado da calçada até o outro lado onde estão os abrigos de ônibus, então ela traz essa facilidade, sensibilidade e segurança para a travessia. Por outro lado, os motoristas também precisam ter essa clareza que a lombofaixa é um pouco mais elevada do que uma lombada ou redutor de velocidade tradicional, então ali ele precisa ter uma velocidade reduzida, independente do pedestre estar ou não atravessando, para que ele passe com o veículo em segurança. E quando tiver um pedestre atravessando, ainda mais, o motorista deve parar, permitir a travessia e seguir o seu fluxo com tranquilidade”, explica Renato Teles.
De modo a garantir a segurança de todos os pedestres, as lombofaixas estão adequadas às normas técnicas de acessibilidade, com a devida sinalização e piso tátil, como destaca o superintendente da SMTT. “As lombofaixas oferecem uma travessia mais segura, fazem com que os condutores reduzam a velocidade e deem prioridade aos pedestres por estarem alinhadas à altura das calçadas, além de melhorar as condições de mobilidade e acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. São mudanças na via que chegam para beneficiar o pedestre e o usuário de transporte público da cidade”, salienta Renato.
Iluminação em LED
Para garantir ainda mais segurança à população, a Prefeitura de Aracaju implantou iluminação em LED também nos abrigos de ônibus dos quatro corredores de transporte. A ação fez parte da modernização do parque de iluminação pública da capital, que contempla a substituição das lâmpadas de vapor pelas luminárias com tecnologia LED. Mais de 99% da iluminação pública da cidade já é composta por esse tipo de lâmpada.
A iluminação em LED nos corredores de ônibus passa a ser um diferencial, favorecendo a segurança dos usuários de transporte público e prevenindo atos de vandalismos nesses locais. Além disso, é uma forma mais econômica de iluminação pública para toda a cidade. A modernização do parque de iluminação pública da capital faz parte do Planejamento Estratégico 2021-2024 da Prefeitura de Aracaju. O processo está sendo viabilizado por meio da Parceria Público-Privada (PPP) celebrada em 2021 entre o Município e o consórcio Concecta Aracaju.
Projeto Colora
Os abrigos de ônibus instalados nos novos corredores de mobilidade urbana de Aracaju, além de modernos, com totens de identificação de linhas de transporte coletivo, instalações elétricas e pisos táteis, também abrem espaço para que a população possa contemplar obras de arte.
A partir do projeto Colora – uma das execuções da Lei Aldir Blanc em Aracaju -, a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) levou aos abrigos de ônibus o colorido da produção artística local, proporcionando melhorias para a qualidade de vida de quem utiliza o transporte público diariamente, haja vista o potencial positivo da arte para a saúde mental.
De acordo com o presidente da Funcaju, Luciano Correia, espaços que, de alguma forma, eram negligenciados, tornaram-se privilegiados a partir deste projeto. “O Colora se espalhou pela cidade e tem uma importância peculiar nos espaços públicos. São espaços em que a população frequenta diariamente e fazem parte do cotidiano. Os abrigos de ônibus funcionam como uma espécie de galerias abertas, que permitem a divulgação do trabalho dos artistas sergipanos. Com isso, levamos arte para esses espaços, mas também humanizamos da melhor forma possível com arte local”, destaca Luciano.
Conscientização
Um ambiente de trânsito ideal, com boa convivência entre condutores, ciclistas e pedestres, requer alguns comportamentos essenciais, a exemplo de uma boa conduta, respeito às regras, além da consciência de cada um sobre seus direitos e deveres. Preocupada com a preservação da vida e a boa convivência no trânsito, a Prefeitura de Aracaju está intensificando as ações educativas a fim de orientar e conscientizar a população acerca do funcionamento dos novos corredores de mobilidade da capital.
Além da campanha de conscientização realizadas nos corredores, a Prefeitura de Aracaju deu início no último dia 4 a uma campanha de comunicação nas rádios, TVs e outros meios de comunicação, com o intuito de informar à população sobre como fica o funcionamento dos quatro novos corredores de ônibus da cidade e da importância dos condutores respeitar a travessia dos pedestres na faixa.
O secretário da Comunicação de Aracaju, Carlos Cauê, explica que a campanha de conscientização funciona como uma espécie de “manual de uso dos corredores de ônibus”. “Todas as vezes em que um hábito da sociedade é modificado, é preciso contar com um elemento subjetivo. Neste caso, será a comunicação, para que as pessoas tenham informações sobre o que está sendo alterado, conheçam os benefícios e possam ir introjetando as informações no cérebro”, detalha.