O Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGSE) completa 111 anos e reúne seus sócios e outros admiradores e amigos da cultura e da memória de Sergipe para comemorar a data. A celebração cultural vai acontecer nesta sexta-feira (18), na
Escola do Legislativo, a partir das 9h. Na programação do evento cultural, constam apresentação musical, palestras e o lançamento do suplemento cultural Mandacaru.
O IHGSE, que teve como inspiração o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, nasceu com o objetivo de ser o guardião da história e dos bens culturais de Sergipe e mantém firme o seu propósito por mais de um século. Fundado em 6 de agosto de 1912, por Florentino Teles de Menezes e mais outros 21 intelectuais, o IHGSE abriga hoje em seu rico acervo: livros, entre eles obras raras, publicações da Casa, atas, mapas, leis, quadros, fotografias, jornais, revistas, cordéis, entre outros valiosos documentos. O Arquivo Central do IHGSE recebe o nome da historiadora Maria Thétis Nunes, e nele, além da produção documental do Instituto, estão salvaguardados arquivos pessoais de intelectuais, inclusive o da professora Maria Thétis Nunes.
O Instituto disponibiliza ainda aos pesquisadores, estudantes e visitantes em geral a sua Pinacoteca Jordão de Oliveira, o Museu Gualdino Bicho e o Auditório Lourival Baptista. O Instituto publica, desde 1913, a Revista do IHGSE, com artigos e dossiês escritos por seus sócios e por pesquisadores de todo o Brasil e do exterior, e neste seu aniversário de 111 lança o suplemento cultural Mandacaru.
A celebração festiva dessa sexta-feira será aberta com apresentação do Coral Vivace, com regência do maestro Sérgio Chaves. Na sequência, acontecerão as palestras da professora Terezinha Alves de Oliva, oradora da Casa; do professor Fernando Aguiar, diretor do Museu Galdino Bicho; e da professora Aglaé d’Ávila Fontes, presidente do IHGSE. E, por fim, será realizado na manhã comemorativa o lançamento do suplemento cultural Mandacaru.
Desde fevereiro de 2022, o Instituto se encontra em reforma e fechado à visitação pública. A presidente do IHGSE, Aglaé d’Ávila Fontes, os sócios da Casa, pesquisadores, estudantes e apreciadores da memória e da cultura de Sergipe aguardam a conclusão da reforma e a reabertura do IHGSE para que a instituição continue a cumprir o seu papel.
Mais informações e registros fotográficos em: http://ihgse.org.br/