Oceanário, uma excelente opção para quem visita Aracaju
20 de agosto de 2023
Movimento negro de Aracaju protesta contra violência policial
21 de agosto de 2023
Exibir tudo

Sergipe está longe de alcançar o pleno emprego

O Brasil fechou o mês de fevereiro com saldo positivo de 306.111 empregos com carteira assinada

Sergipe ainda está longe de alcançar o que os economistas chamam de pleno emprego. Pelo menos foi o que revelaram os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do IBGE sobre a taxa de desocupação no segundo trimestre deste ano. Com 10,3% da população desempregada, o estado precisará abrir um grande volume de vagas de trabalho para chegar parte da situação vivida pelos moradores do Paraná (4,9%), Mato Grosso do Sul (4,1%), Santa Cantarina (3,5%), Mato Grosso (3%) e Rondônia (2,4%), que estão bem próximos de alcançar um ambiente de “pleno emprego”.

Adriana Beringuy, coordenadora de trabalho e rendimento Pnad, afirma que o crescimento da agropecuária foi determinante para o baixo nível de desocupação no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul. Já em Santa Catarina e no Paraná, a pesquisadora observa o avanço da atividade industrial e de serviços na região. No caso específico de Rondônia, estado com a menor taxa de desemprego do Brasil, Adriana adverte para o elevado número de profissionais na informalidade.

O economista membro do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) Carlos Caixeta analisa que a redução de 1,5 milhão de pessoas fora da força de trabalho em um ano confirma a retomada da economia brasileira. Para os próximos meses, Caixeta cita a redução das taxas de juros e a aprovação da reforma tributária como determinantes para trazer mais “credibilidade” para o Brasil no cenário internacional. “Esse pacote vai estimular mais investimentos, algo determinante para aumentar as contratações e reduzir o desemprego”, conclui.

Fonte e gráfico: Portal R7 (Foto: Agência Brasil)

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *