Entre janeiro e junho deste ano, o Nordeste sofreu 849.381 tentativas de fraude. Sergipe foi o estado da região que menos concentrou investidas golpistas (33.943). Já a Bahia registrou o maior número de investidas dos golpistas: 229.475. Feito pelada Serasa Experian, o levantamento considera que essas ocorrências podem ser referentes a verificação de documentos (análise de documentos de identificação), biometria facial, verificação cadastral e roubo de identidades.
O indicador também mostra que o setor de “Bancos e Cartões” foi o alvo principal dos golpistas no semestre (45,5%), depois “Serviços” (31,1%) e “Financeiras” (17,7%). “Varejo” e “Telefonia” fecham o ranking com respectivamente 3,8% e 1,5% das tentativas.
Os dados são do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian e, na visão nacional, mostraram que o Brasil sofreu 4.818.533 investidas golpistas no primeiro semestre, uma a cada três segundos. Os consumidores entre 36 a 50 anos precisam ficar atentos, pois essa é a faixa etária preferida dos criminosos (35,8%).
Para acompanhar o número de tentativas de fraude em tempo real, a Serasa Experian dispõe do “Fraudômetro”, a primeira ferramenta de contagem de tentativas de fraude em tempo real. Disponível em https://www.serasaexperian.com.br/fraudometro/, o dispositivo contempla o volume de tentativas de fraudes registradas pela companhia desde janeiro de 2023 considera verificação de documentos (análise de documentos de identificação), biometria facial, verificação cadastral.
Fonte: Serasa Experian (Foto: Agência Brasil)