A iluminação em LED instalada em Aracaju tem contribuído com a segurança da população. Isso pode ser observado principalmente nos abrigos e corredores de ônibus, prefenindo atos de vandalismos contra os usuários do transporte coletivo. Segundo a Prefeitura de Aracaju, mais de 99% da iluminação pública da cidade já é composta por esse tipo de lâmpada.
O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari destaca que, para além da questão econômica, há também um retorno muito grande no aspecto da iluminação, que é mais potente e tem uma luz mais clara. “Isso permite uma melhor luminosidade, o que coíbe as condutas criminosas. Toda a cidade já conta com a tecnologia em LED, a modernização está em fase final”, explica Ferrari.
PPP da iluminação
A modernização do parque de iluminação pública da capital sergipana faz parte do Planejamento Estratégico 2021-2024 da Prefeitura de Aracaju. O processo está sendo viabilizado por meio da Parceria Público-Privada (PPP) celebrada em 2021 entre o Município e o consórcio Concecta Aracaju. Com essa iniciativa, a capital tem economizado com a iluminação pública cerca de R$ 1 milhão por mês.
O contrato prevê ainda a implementação de iluminação especial em 16 pontos turísticos da capital, que está em fase de conclusão do marco II, e da telegestão, que é um sistema de conectividade entre lâmpadas de LED e um software de gerenciamento, que possibilita a troca de informações de forma virtual.
Fonte e foto: Secom/PMA