O prefeito Edvaldo Nogueira (PMA), entregou, nesta quinta-feira (14), uma obra importante para a melhoria da mobilidade urbana de Aracaju: trata-se da ampliação da ponte Juscelino Kubitschek, situada sobre o rio Poxim, no bairro Farolândia, que passou por uma ampla reforma. Com o projeto, para o qual foram destinados mais de R$ 20 milhões, a ponte, que possui 160 metros de extensão, foi ampliada e conta, agora, com três faixas em cada sentido, garantindo uma maior fluidez aos veículos que transitam na região.
“É uma grande alegria entregar esta obra fundamental para a mobilidade urbana da nossa cidade. A ponte Juscelino Kubitschek foi construída na década de 50 e precisava passar por uma reforma e ampliação. Por isso, na minha outra gestão como prefeito, em 2012, nós incluímos a obra no projeto de mobilidade urbana, mas, infelizmente, mesmo com os recursos já garantidos, ela não foi executada. Quando retornei, em 2017, nós a priorizamos, recuperamos o valor e, tiramos o projeto estruturante do papel. Agora, estamos entregando com a certeza de que ela fará grande diferença para a fluidez do trânsito”, frisou Nogueira.
O projeto
Para a execução do projeto, foram investidos, ao todo, R$ 20,8 milhões. A obra contemplou a ampliação da ponte com uma nova faixa de rolamento em seus dois sentidos, com quatro metros de largura, cada. No sentido que vem do Centro em direção à Atalaia, foi implementada uma pista para pedestres. Já no sentido contrário (Atalaia/Centro), foi construída uma nova ciclovia, além de pista para pedestres. De acordo com o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari Vargas, as intervenções beneficiam a acessibilidade do local, oferecendo mais segurança e conforto aos usuários.
“Essa ponte é a única do estado com três faixas de rolamento. Todas as outras pontes principais de Sergipe possuem duas faixas. Essa é a primeira a ter três faixas de rolamento e isso, realmente, traz um grande avanço na mobilidade urbana da cidade, já que antes tinha um afunilamento aqui. Os veículos vinham com três pistas de rolamento, chegavam na ponte e havia uma retenção. Então, essa obra veio para resolver essa questão e isso não será mais um problema”, explicou Ferrari.
Para a obra, foram utilizadas 438 toneladas de aço e mais de 3 mil metros cúbicos de concreto. Além disso, foram colocadas 50 estacas de 0,80 centímetros de diâmetro em uma profundidade de 45 metros. Além disso, também incluiu a construção de guarda-corpos nos dois lados da ponte; ampliação dos acessos; implantação de novas barreiras de segurança em concreto e uma moderna iluminação de LED.
Fonte e fotos: Secom/PMA