Acontecerá, às 19 horas dessa quinta-feira (21), a abertura do Projeto “Metodologias Ativas e uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em escolas da rede pública de Sergipe”. O projeto de pesquisa, aprovado pelo edital FAPITEC/SE/SEDUC nº09/2021, é uma parceria entre a Universidade Federal de Sergipe, através do Grupo de Pesquisas e Estudos Interdisciplinares em Metodologias Ativas (GEPIMA/CNPq/UFS), em articulação com o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA), e a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura. A solenidade de abertura será transmitida ao vivo pelo canal da UFS no YouTube.
Ao longo de um ano, 58 professores da educação básica da rede estadual, de 29 escolas, participarão, de forma remota, de ciclos formativos. Em sintonia com o tripé ensino, pesquisa e extensão, o projeto conta em sua equipe com professores doutores, pós-doutorandas, mestres, mestrandos e alunos de iniciação científica, que atuarão numa pesquisa-ação. Entre os resultados pretendidos, estão o fortalecimento das práticas docentes e a criação de produtos técnicos que poderão fomentar as políticas públicas educacionais no estado.
As Metodologias Ativas são estratégias de ensino que valorizam o protagonismo do aluno, o trabalho em equipe, a problematização da realidade e a reflexão. Nesse processo, o professor vai atuar como mediador, e práticas inovadoras com uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, são bem-vindas.
Contexto da pandemia
O projeto surgiu no contexto da pandemia, quando o Ensino Híbrido e o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação fizeram parte da prática docente na educação básica e no ensino superior. “No ano de 2019, o GEPIMA ofertou uma formação para 50 professores da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Nossa Senhora da Glória. Na sequência, foram ministradas palestras junto às escolas do estado da Bahia e cursos de formação sobre Metodologias Ativas e Ensino Híbrido para docentes da Universidade Federal do Sul da Bahia e da Universidade Federal de Sergipe. Agora, chegou o momento de priorizar as escolas públicas estaduais, por meio desse grande projeto piloto”, explicou a Professora Doutora Sindiany Caduda, coordenadora geral do projeto.
Cinco ciclos formativos integram o projeto: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) e Ensino Híbrido; Rotação por Estações e Sala de Aula Invertida; Rotação Individual; Aprendizagem Baseada em Projetos; e Estudo de Caso. Cada ciclo será realizado em dois meses. Após receberem as formações, os professores irão executar o que aprenderam, nas suas escolas.
Assessorados pela equipe do projeto, os professores vão escrever artigos relatando suas experiências vivenciadas durante a realização dos ciclos formativos. Os textos serão reunidos num livro que deverá inspirar outras escolas estaduais sobre o uso de Metodologias Ativas.