Aracaju vai receber, a partir da próxima sexta-feira (26), o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa e o Torneio Nacional de Ginástica de Trampolim. O Brasileiro vai movimentar 121 atletas, que representam 12 clubes. Já o Torneio Nacional reúne 65 ginastas, que vão defender oito agremiações.
Edmara Colombo, Coordenadora de Ginástica de Trampolim da CBG, explica a importância das competições. “O Torneio Nacional é a primeira competição oficial de nível federal na trajetória do jovem ginasta. É um evento no qual o atleta tem a possibilidade de apresentar o seu potencial, podendo futuramente participar do Campeonato Brasileiro”, diz a dirigente. “Por sua vez, o Campeonato Brasileiro Loterias CAIXA é a principal competição por idades do País. É um dos eventos que fazem parte do processo avaliativo que norteia a integração das seleções transitórias”, completa ela.
Segundo Edmara, os principais talentos das categorias de base do País estão sendo mapeados. “Estamos observando os ginastas das novas gerações. As perspectivas são boas, sobretudo na categoria 13-14 anos, tanto no feminino como no masculino”.
Aracaju recebe pela terceira vez a competição – as duas primeiras foram em 2020 e em 2021. Edmara comentou que levar o evento para o Nordeste é uma ação que faz parte do plano estratégico da CBG. “Queremos mostrar a modalidade em todas as regiões do País, de forma a incentivar o seu desenvolvimento. Pretendemos aumentar o número de federações envolvidas com a modalidade e, consequentemente, o de participantes. As edições do evento anteriores no estado de Sergipe foram um sucesso, e temos a certeza de que esse público vibrante e caloroso novamente vai contribuir para que tenhamos competições empolgantes”.
Fonte e foto: CBG