Cadetes da Polícia Militar recebem o Espadim Tiradentes
30 de setembro de 2023
Aracaju elege neste domingo 30 conselheiros tutelares
1 de outubro de 2023
Exibir tudo

Passarinho nativo do Nordeste corre risco de extinção

O pitassilva-do-nordeste vive nas bordas das matas e na Caatinga

Ele mede um pouco mais de 10 centímetros, tem penas amarelas e pretas e possui um belo canto, mas gosta de imitar o som de outras aves. Assim é o pintassilgo-do-nordeste (Spinus yarrellii), como o próprio nome já diz, nativo da região nordestina. De acordo com a Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH), o pássaro está desaparecendo da natureza devido perda do seu habitat natural, causado pelo desmatamento da Mata Atlântica e da Caatinga.

Também conhecido como pintassilva (pinta-silva), pintassilvo-baiano e pintassilvo, o pássaro também recebe o nome de coroinha por conta das penas pretas que os machos da espécie possuem na cabeça. Com esse “boné preto”, o pitassilva-do-nordeste se distingue do pitassilgo comum.

“O pitassilva-do-nordeste vive nas bordas das matas e também era facilmente encontrado na Caatinga nordestina. Mas, atualmente, são pouco vistos no habitat natural, em ambos os biomas, sendo dificilmente encontrado na Caatinga”, informou o gerente da unidade de Gestão da Fauna Silvestre da CPRH, Iran Vasconcelos.

Fonte: Diário de Pernambuco (Foto: site Pássaro)

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *