Com o objetivo de seguir ampliando e estimulando a atualização do cartão de vacinação da população em geral e retomar a alta cobertura vacinal, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue com a oferta de imunizantes para maiores de 5 anos nos shoppings da capital. Neste sábado, 21, os pontos funcionarão normalmente até às 16h.
“A imunização nos shoppings RioMar, Jardins e Aracaju Parque Shopping é mais uma estratégia que contribui para a ampliação da cobertura vacinal, que impede a reintrodução de doenças já eliminadas e uma oportunidade para a população atualizar o esquema vacinal e proteger a saúde. Nesses locais, a vacinação acontece de segunda a sábado”, explica a coordenadora de Imunização da SMS e da Rede de Frio, Larissa Ribeiro.
Nos três shoppings, estão sendo ofertadas vacinas contra hepatite B, penta, febre amarela, HPV, dupla adulto, DTP, influenza, tríplice viral, meningocócica ACWY (conjugada) e covid-19.
Larissa ressalta que, nesses centros comerciais, a vacinação é para as crianças a partir dos 5 anos e não é ofertada a vacina Pfizer Baby. Além disto, a vacina Varicela não esta sendo ofertada na capital devido à falta do imunizante pelo Ministério da Saúde.
Atualmente, Aracaju possui 91,33% de pessoas vacinadas contra a influenza. Já contra a covid-19, a capital chegou a 90,89% de cobertura, para a primeira dose, 84,19%, para a segunda, e 29,17% de cobertura com a vacina bivalente.
Reforço bivalente
De acordo com a coordenadora de Imunização, a SMS realiza várias ações para ampliar a cobertura vacinal. “Estamos realizando vacinação nas unidades de saúde, shoppings, nas escolas e instituições, entre outras. Reforçamos a orientação às pessoas para que busquem os nossos locais de vacinação, com documento com foto e cartão de vacina e garantam essa proteção”, enfatiza Larissa.
A vacina bivalente também estará disponível nos shoppings para todas as pessoas a partir dos 12 anos e pode ser administrada nos usuários que já possuem, pelo menos, duas doses, com intervalo de quatro meses da última vacina.
Fonte e foto: Ascom/Saúde