O senador Laércio Oliveira (PP) fez pronunciamento questionando o motivo da companhia aérea Gol ter cancelado os voos diretos entre o Rio de Janeiro e Aracaju faltando apenas duas semanas para a maior festa do estado, conhecida como Pré-Caju, que acontecerá nos próximos dias 3, 4 e 5. O parlamentar afirmou que centenas de pessoas querem ir ao evento, mas não conseguem comprar passagens aéreas. Segundo Laércio, a Gol não deu nenhuma explicação ao governo estadual, afirmando apenas que se tratam de “ajustes operacionais”.
“A pergunta que não quer calar: por que a Gol retirou esse voo de Aracaju? Tanto o governador do estado, Fábio Mitidieri, quanto o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, têm se empenhado pessoalmente para promover o turismo no estado. Diversas ações têm sido promovidas ao longo deste ano para divulgar o destino “Sergipe” nos principais mercados emissivos de turistas para o estado. Além disso, também estamos promovendo capacitações para agentes de viagem de várias partes do país. O objetivo é apresentar as nossas riquezas naturais, culturais e gastronômicas. Mostramos também que temos roteiros turísticos variados e boa estrutura para receber os viajantes”, discursou.
O parlamentar relatou também que o governo estadual disponibilizou cerca de R$ 15 milhões para a promoção do turismo, além de assinar um Termo de Acordo de Redução do QAV (querosene de aviação), que muitas vezes é alegado pelas companhias aéreas como o grande problema para a oferta de voos:
“O governo assinou um termo de acordo com a companhia aérea Gol, baixando a alíquota incidente de 19% para 12%, contribuindo, assim, para a redução dos seus custos operacionais, já que essa era a grande alegação feita pela companhia aérea. Portanto, era uma contrapartida do governo para estimular a oferta de outros voos, como foi combinado na ocasião. […] Vemos como profundamente lamentável e equivocada essa decisão unilateral da Gol Linhas Aéreas de suspender os voos para Aracaju”, concluiu Laércio.
Fonte e foto: Agência Senado