São Cristóvão será o segundo município de Sergipe a realizar o Censo Estadual da Aquicultura e Pesca. A atividade, realizada pela Secretaria Estadual da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), objetiva recolher informações para a elaboração de políticas públicas em favor dos setores aquícola e pesqueiro. O lançamento oficial aconteceu, nesta segunda-feira (13), na Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho de São Cristóvão.
A ação estadual foi iniciada em Nossa Senhora do Socorro e conta com a parceria das prefeituras municipais, Associação dos Criadores de Camarão do Estado de Sergipe (Aces), Instituto Federal de Sergipe (IFS) e Universidade Federal de Sergipe (UFS). “No caso de São Cristóvão, que é o terceiro maior produtor de camarão do estado, precisamos desse levantamento detalhado dos dados, que será muito importante tanto pro produtor quanto para o estado, que pode conseguir atrair indústrias de beneficiamento, atrair grandes fábricas de ração e trazer melhorias para o próprio setor”, destacou a superintendente da Seagri, Ana Patrícia Guimarães.
Para o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana (MDB), a realização do censo será de grande importância para o município. “Nossa atividade aqui tem uma característica diferente de outros locais, que é a predominância de pequenos produtores, não temos produção em grande escala e sim essa característica de agricultura familiar. Com o resultado desse censo vamos poder planejar melhor e verificar nossas lacunas, a partir de dados concretos que vão servir para planejarmos ações para incentivar ainda mais a atividade de carcinicultura no município”, afirmou Marcos Santana.
Mapeamento de informações
A realização do censo vai mapear a quantidade de carcinicultores que existe no município. “Produzimos em torno de 600 mil quilos, ou seja, 600 toneladas de camarão ao ano, segundo dados do IBGE, e isso envolve em torno de mais de R$10 milhões, então vamos conhecer os dados reais dessa produção, para onde ela está indo, quantas pessoas são empregadas. Então é uma cadeia muito importante para o nosso município e como resultado desse censo vai propiciar que a gente desenvolva políticas públicas para fortalecer esse setor “, destacou o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho de São Cristóvão, Josenito Oliveira.
Fonte e foto: Secom/GS