Evite se banhar na Praia do Porto e nos pontos da praia da Atalaia Nova localizados em frente ao Farol e próximo ao antigo terminal hidroviário, no Rio Sergipe. Este alerta foi feito pela Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) em novembro último. Como depois disso a autarquia não liberou qualquer informação sobre a balneabilidade destes três balneários, é aconselhável evitá-los. O site Destaquenotícias, inclusive, solicitou à Adema, nesta sexta-feira (29), a nova balneabilidade das praias, mas até agora não recebeu nada.
Na última notícia sobre o assunto postada no site do governo de Sergipe, em novembro, a Adema informa que foi identificada uma concentração de coliformes termotolerantes acima do parâmetro máximo nas amostras de água coletadas na Praia do Porto e nos pontos da Praia da Atalaia Nova localizados em frente ao Farol e próximo ao antigo terminal hidroviário, no Rio Sergipe.
Segundo o Laboratório de Análises Químicas e Microbiológicas da Adema, o parâmetro de concentração de coliformes termotolerantes de 1000 UFC/100mL é estabelecido como máximo pela Resolução Conama 274/2000, que define os critérios de balneabilidade em águas brasileiras. Por ultrapassar esse valor, é recomendado que a população evite o banho nessas praias até que novas análises indiquem a normalização da balneabilidade.
As praias liberadas
Ainda de acordo com a última informação liberada pela Adema, em novembro, foram feitas coletas de amostras em 19 praias do Litoral Norte, Grande Aracaju e Litoral Sul. No Litoral Norte, as praias do Jatobá e Pirambu seguem próprias para banho; assim como todas as praias do Litoral Sul analisadas: Caueira, Praia das Dunas, Abaís e Praia do Saco.
O relatório do mês passado prossegue informando que na Grande Aracaju, estão próprias para banho as praias dos Artistas, Hawaizinho, Atalaia Velha, Praia do Bonanza (em frente à Passarela do Caranguejo), Banho Doce, Praia de Aruana, Praia do Robalo, Praia do Refúgio, Praia dos Náufragos (Viral); além da Praia da Costa (Barra dos Coqueiros).
Com informações da Adema