O mês de janeiro movimenta as ruas de Japaratuba, graças à Festa das Cabacinhas agendada para acontecer de 12 a 14 deste mês. O festejo acontece em homenagem aos Santos Reis e São Benedito, quando o povo se junta em uma guerra de bolinhas coloridas feitas de cera e recheadas com água de cheiro. Há mais de 100 anos a população mantém viva a tradição, que tambem acontece nos municípios de Siriri e Santa Rosa de Lima.
A festa também movimenta a economia dos três municípios e envolve as famílias na fabricação das cabacinhas. A chamada ‘guerra das cabacinhas’ consiste no disparo das bolinhas, o que causa adrenalina em quem participa da brincadeira. Cada artesão confecciona cerca de 4 mil bolinhas de parafina para serem utilizadas em três dias de festa. A cada noite, mais de 10 mil pessoas guerreiam pelas ruas de Japaratuba e aproveitam os shows das bandas que movimentam ainda mais a cidade.
Com a popularização em Japaratuba, o festejo se tornou uma marca tradicional da região mantida pelo povo. O universo simbólico da festa revela sua importância para a formação da identidade cultural de Japaratuba e para a manutenção das chamadas tradições, que são continuidade de costumes antigos, bem como a sua ressignificação na temporalidade.
Confira a programação:
Sexta – 12 de janeiro
A partir das 21h – Palco
– Priscila Sena
– Solange Almeida
– Jonas Esticado
– Pablo
Sábado – 13 de janeiro
A partir das 14h – Arrastões
– Seeway
– Cavaleiros do Forró
A partir das 21h – Palco
– Gil Mendes
– Parangolé
– Kadu Martins
– Márcia, A Fenomenal
Domingo – 14 de janeiro
A partir das 14h – Arrastões
– Olodum
– Matheus Fernandes